5 dicas e cuidados para os cabelos no verão

cabelos

Sol, calor, inevitáveis mergulhos no mar e na piscina exigem cuidados extras com os cabelos, que enfrentarão muitos dias quentes no próximo verão. Desde já é possível se prevenir contra o enfraquecimento dos fios. Para isso, confira 5 dicas imperdíveis :

Entrar na piscina já com o cabelo molhado

De preferência com uma ducha com água fria e passar o protetor capilar (térmico) assim, quando entrar na piscina o cloro não será absorvido com tanta facilidade e isso vai diminuir as chances do cabelo ficar verde. Caso o cabelo fique verde mesmo assim, a dica é passar leite morno nos fios pra remover a cor indesejada e enxaguar, se precisar repita a operação.

Saindo da água

Sempre que sair do mar ou piscina, tente enxaguar os cabelos com água normal (sem sal e sem cloro), e aplicar um leave-in ou máscara pós sol pra hidratar e evitar ainda mais o ressecamento.

Proteção para os cabelos

cabelos verão

Usar chapéu, boné, lenços, e acessórios que protegem os fios é bastante recomendado. Além de evitar a exposição excessiva ao sol, eles ainda ajudam a proteger da areia, protetor solar do corpo e outros resíduos que danificam ainda mais o cabelo. Mas, em contrapartida, esses acessórios abafam o couro cabeludo, então se estiver em local coberto procure retirar o chapéu pra deixar seus cabelos respirarem.

Shampoo ideal

Shampoo anti-resíduo ajuda a remover os resíduos de cloro, dos protetores e da água de sal do mar, porém ele deve ser usado com cuidado, não deve ser usado com frequência, o ideal é usar a cada 15 a 20 dias. Após a temporada de praia e piscina ele pode ser usado também, mas não use em todas as lavagens pois o excesso dele também deixará os fios ressecados. E sempre depois de usar o shampoo, você deve usar um creme de hidratação pra fechar as cutículas.

Tratamento posterior

Dar preferência a produtos com óleo vegetal na composição, esses óleos são absorvidos pelos fios, devolvendo os nutrientes necessários e não deixando resíduos, já os produtos com óleo mineral, agem também com a hidratação necessária, mas não são totalmente absorvidos e os resíduos desse produto precisam ser removidos para que também não danifiquem os cabelos, para retirar esses resíduos usar de preferência água fria e em abundância. E por último, procure no mercado produtos específicos para o verão ou linhas com tratamentos anti-cloro.

Veja em nosso site : Receita caseira para hidratar os cabelos

Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los de uma a duas vezes por semana é uma boa.