Mitos e verdades sobre cabelos

cabelos

Com certeza você, seja homem ou mulher, já foi repreendido em alguma época da vida pela forma como cuida dos cabelos. Seja por lavá-lo todos os dias, por não usar condicionador, usar boné, as famosas chapinhas das mulheres, enfim uma infinidade de coisas, pensando nisso consultamos alguns profissionais e separamos alguns mitos e verdades sobre os cabelos, confira :

Existem certos cuidados que ao serem adotados como hábito mantém o cabelo de qualquer mulher com um aspecto saudável e muito mais bonito independente do tipo de cabelo que ela tem.

Para ter o cabelo dos sonhos não dá para abrir mão dos cuidados diários, optando pelos produtos corretos, além de pensar no corte ideal para seu tipo de rosto. E para isso não é preciso gastar muito ou passar horas no salão.

Lavar o cabelo diariamente ajuda a combater a caspa.

Verdade. Segundo Guilherme Cassolari, cabeleireiro oficial da Natura, uma boa higienização do couro cabeludo com xampu adequado ajuda a remover as escamas e com ela a oleosidade, além de diminuir a ação dos fungos e bactéria. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa.

Conheça o Natura Plant Shampoo Hidratação Reparadora.

O uso de boné faz cair o cabelo ?

Mito. O boné não seria o fator predominante na queda. Mas pode, sim, agravar e acelerar a queda do fio se a pessoa tiver, por exemplo, uma dermatite seborreica. O boné vai abafar o cabelo e aumentar a seborreia, e é ela, em excesso, que faz cair o cabelo.

Usar a máscara no dia a dia no lugar do condicionador deixa o cabelo mais macio.

Mito. Cada máscara tem uma indicação, mas ela deve ser usada uma vez por semana, como tratamento dos fios. “O condicionador é o mais indicado no dia a dia por condicionar os cabelos e deixá-los mais maleáveis, sedosos e com brilho”, indica Cassolari.

Arrancar um fio branco faz com que nasçam dois no lugar?

Mito. O fio branco arrancado apenas será substituído por outro. A tendência de ter fio branco é genética, pessoal. Quando o cabelo começa a branquear e você arranca o fio, o folículo que está do lado não necessariamente vai gerar um fio branco. O cabelo começa a ficar branco e o processo é lento, acontece os poucos. Mas, fica a dica, o melhor é não arrancar.

O estresse pode causar queda de cabelo ?

Verdade. É uma das grandes causas de queda de cabelo da atualidade.

Lavar o cabelo diariamente provoca queda.

Mito. Segundo Edjane Lima, gerente de fórmulas de produtos, lavar o cabelo todos os dias apenas remove os fios que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada a problemas no couro cabeludo (e também a distúrbios emocionais) do que a fatores externos como a simples lavagem do cabelo.

Cabelo oleoso e com caspa tende a cair mais.

Verdade. “O aumento da oleosidade pode levar à caspa e à descamação no couro cabeludo e tais problemas podem ser fatores que levam à queda”, explica Edjane. Lance mão de produtos específicos para seu tipo de cabelo.

Lavar o cabelo com água quente resseca os fios e aumenta o frizz.

Verdade. “Opte por lavá-los com água morna ou fria, pois a água quente desidrata os fios”, orienta Gui Cassolari. “Principalmente no inverno, as pessoas costumam tomar banho quente. Esse hábito ajuda a aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que gera danos aos fios devido à perda de proteínas e de outros ingredientes essenciais”, complementa Edjane Lima.

Usar o creme para pentear da raiz às pontas deixa o cabelo com aspecto pesado e a raiz oleosa.

Verdade. Esse tipo de produto é indicado para ser usado apenas no comprimento e pontas. A quantidade de cosmético a ser usada também deve ser observada. “Em geral indicamos uma moeda de um real para quem tem fios volumosos e grossos e o equivalente a uma ervilha para quem tem cabelo fino e pouco volume”, orienta Edjane.

Usar o secador e a chapinha com os cabelos molhados pode ressecar ainda mais os fios.

Verdade. O primeiro passo é retirar a umidade do cabelo com a toalha, desembaraçar e usar um protetor térmico e só depois secar o cabelo. “Na hora de passar a prancha, primeiro tome o cuidado de aplicar um produto que proteja os fios do calor excessivo, como o Natura Plant Creme Pré-escova Liso e Solto”, orienta Gui Cassolari. “As crespas, cacheadas e onduladas devem usar o secador acoplado a um difusor, para facilitar o penteado e evitar a quebra dos fios.”

Prender o cabelo ainda úmido danifica os fios.

Verdade. É preciso ficar atenta na hora de prender o cabelo, especialmente quando ele ainda estiver molhado. “Quando estão úmidos, os fios ficam, tecnicamente, mais frágeis. Isso acontece porque uma das ligações químicas é modificada temporariamente e o cabelo fica mais elástico e isso facilita a quebra”, explica a gerente de fórmulas.

O tempo seco, comum no inverno, danifica os fios.

Verdade. Segundo Cassolari, no tempo seco, é importante investir em uma boa máscara de hidratação, pois ela recupera a umidade natural do cabelo, deixando-o mais brilhante. Nos dias de temperatura mais baixa, é possível acrescentar acessórios na cabeça, como gorros e chapéu, mas vale lembrar que após o uso, o cabelo merece limpeza e hidratação. O uso de gorro e chapéu acaba deixando o coro cabeludo abafado e isso não é nada saudável.

O cabelo com químicas como alisamento e escova progressiva precisa de mais cuidados para mantê-los saudáveis.
Verdade. Para prevenir a quebra, combater a fragilidade dos fios causados por esses tratamentos químicos, é preciso investir em cuidados. “Dê preferência a linhas de produtos que fortalecem a fibra capilar, evita danos causados por processos químicos e mantém os fios saudáveis”, orienta o profissional