Confira as vantagens de possuir um ar-condicionado portátil e dicas para aumentar sua eficiência

ar-condicionado portátil

A escolha pelo ar-condicionado portátil é feita por pessoas que buscam benefícios como mobilidade e liberdade. A procura por esse modelo de aparelho também é muito grande por quem mora em prédios onde não é permitida a mudança da fachada ou quer se refrescar, mas não tem condições de lidar com os ônus de uma instalação de um split por exemplo.


Atenção : Natura faz hoje liquidação com até 60% off (Veja aqui)

O ar-condicionado portátil foi criado para suprir as necessidades de pessoas que precisavam climatizar um espaço, mas não podem colocar uma máquina no exterior da residência. A liberdade que a sua portabilidade propõe é ideal para quem mora sozinho e não quer investir em um aparelho para cada cômodo especialmente se essa é uma residência temporária.

Além da mobilidade que o ar-condicionado portátil proporciona, é preciso ressaltar que este aparelho costuma sair mais em conta do que outros modelos já conhecidos, se você considerar o preço do aparelho e da mão de obra para instalação.

Mesmo sendo portátil, este tipo de condicionador de ar exige um tubo extensor para fazer a troca de calor entre o ambiente interno e o externo, que deve ficar posicionado para fora da janela. Apesar de precisar do tubo acoplado, a instalação é fácil, pois, junto ao equipamento há um kit de montagem com alguns acessórios. O modelo portátil funciona da mesma maneira que os tradicionais – trocando o ar quente por ar frio – e também pode ser uma boa opção para o seu cômodo.

Para desfrutar de uma boa eficiência do seu ar-condicionado portátil, fique atento à potência que o aparelho deve ter para suprir as necessidades do ambiente. Escolher corretamente a potência do aparelho, seja ele portátil ou não, de acordo com o cômodo da casa é importante para garantir o conforto e a refrigeração ideais. Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da recomendada irá trabalhar em excesso, aumentando o consumo de energia e diminuindo a vida útil do aparelho.

Para sabermos a capacidade correta do condicionador de ar, devemos saber quantas pessoas se beneficiarão da climatização no ambiente e ainda, considerar a relação do ambiente com a exposição ao sol: se recebe o sol da manhã, da tarde ou o dia todo. No caso de um ar-condicionado para quarto podemos utilizar a regra de 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, mais 600 BTUs por pessoa ou equipamento que emita calor. Caso o quarto sofra com a exposição ao sol, o cálculo deve ser feito com 800 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas.

Dicas para garantir um bom rendimento do seu ar-condicionado portátil

● Antes de ligar o seu ar pela primeira vez, coloque o aparelho na posição normal de uso, ou seja, em pé e deixe desligado por pelo menos 24 horas. Se você inclinar ou deitar o aparelho, é necessário deixá-lo desligado novamente por 24 horas

● Durante sua operação, mantenha o aparelho longe de paredes, com bastante espaço ao seu redor

● Mantenha o duto o mais curto possível. Você pode, por exemplo, elevar o aparelho até a altura da abertura para a saída de ar quente

● Pode ser combinado com o uso de ventilador. O ventilador “empurra” o ar quente que sempre se acumula ao redor do seu corpo, eliminando essa “barreira” permitindo aproveitar melhor o ar resfriado pelo aparelho

● Mantenha o filtro de ar do seu aparelho sempre limpo e livre de poeira

● Vede sua janela, para que não entre ar quente de fora do ambiente

● Feche as cortinas em sua janela, a fim de que os raios solares sejam devidamente bloqueados

Práticos, mais econômicos e com design incrível, os aparelhos de ar-condicionado portáteis são sucesso garantido.

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe nosso conteúdo também pelo YouTube