Veja porque deve deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los

grãos de molho

Você já deve ter visto sua mãe ou sua avó com uma tigela em cima da pia cheia de água com os grãos de feijão dentro e você também deve fazer isso em casa, mas você realmente sabe o motivo ?

As plantas possuem mecanismos de defesa, e os grãos, em vez de correr, morder, picar ou voar, protegem-se com cascas grossas e espinhos, mas também com antinutrientes. Estes não são mais que uma forma de proteção, adquirida e desenvolvida ao longo dos tempos, para manter a sua integridade estrutural do grão (contra as intempéries, ventos, chuvas, etc) mas principalmente para evitar que fossem digeridos por outros seres vivos, assim, os grãos conseguem passar pelo trato digestivo dos animais e sair inteiros, prontos para germinar.

Um desses antinutrientes é o ácido fítico, uma substância que se liga ao cálcio, ao ferro, ao magnésio, ao zinco e a vários outros nutrientes, bloqueando a absorção desses pelo corpo. Eles literalmente sequestram esses nutrientes da nossa comida e em algumas situações do nosso corpo, das nossas reservas. Por isso o nome antinutrientes.

Quando deixamos os grãos de molho, enzimas e outras substâncias neles presentes conseguem neutralizar o ácido fítico, fazendo com que as suas proteínas, minerais e vitaminas sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Então a primeira providência que deve ser tomada no preparo de sementes, é eliminar ou minimizar estas substâncias protetoras. Felizmente, o processo é simples e prático, e consiste em deixar as sementes de molho.

Como deixar os grãos de molho

Deixar os grãos de molho é muito fácil: água filtrada com algumas gotinhas de limão ou vinagre por pelo menos 12 horas. Use sempre duas medidas de água para cada de medida de grão, e aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água.

Mas caso queria, pode usar somente água, estudos realizados demonstram que o processo de demolhagem com água neutraliza entre 46 e 77% do ácido fítico, enquanto que demolhar em solução ácida elimina entre 84 e 99% destas substâncias, além de eliminar também fungos e bactérias indesejáveis presentes no exterior das sementes. Desta forma, prefira sempre utilizar a solução ácida.