Como aliviar a dor nos joelhos de forma natural

dor nos joelhos

A dor no joelho é extremamente comum em qualquer idade e as causas possíveis são muitas, pois o joelho é uma grande e complexa articulação. Ele é composto de ossos, tendões, cartilagens, ligamentos e bolsas repletas de líquido que ajudam a lubrificar a articulação. E quando ferido, o joelho responde com uma cascata de reações, como dores e inflamações.

No entanto, a dor no joelho, na maioria dos casos, não é grave e pode ser tratada em casa. Os sintomas de uma lesão menor no joelho podem incluir:

Dor ao dobrar o joelho
Dor ao caminhar ou subir e descer escadas
Inchaço leve em uma área (logo abaixo ou na lateral do joelho)
Ranger ou estalar ao movimentar o joelho

Se você sofrer uma lesão, é importante realizar os primeiros socorros o mais breve possível.

Aliviando a dor nos joelhos

Descanse o joelho

Não faça qualquer atividade que cause dor. Evite ficar em pé o maior tempo possível. Você pode precisar de apenas um ou dois dias de descanso para uma pequena lesão. Se precisar de mais tempo, deve ter ocorrido uma lesão mais grave que necessita de cuidados do seu médico.

Gelo

Aplique gelo ou uma compressa fria para reduzir a dor aguda e inchaço no joelho. Os médicos aconselham a aplicação de gelo não mais de 15 minutos a uma hora, três ou quatro vezes por dia. A compressa fria caseira feita de ervilhas congeladas em um saco plástico se encaixa aos contornos do seu joelho. Não aplique nada congelado (gelo, bloco de vegetais congelados ou qualquer outra coisa) diretamente sobre a pele. Proteja sua pele envolvendo a bolsa de gelo em um pano. Remova o gelo se área começar a ficar dormente. Não use gelo se você tiver diabetes, ou problemas em seus nervos ou vasos sanguíneos.

Compressão

Use uma faixa de compressão para reduzir o inchaço. A faixa elástica funciona bem. Enrole sta faixa em torno do seu joelho, tomando cuidado para não interromper o fluxo de sangue. Não use esta faixa durante a noite ou quando dorme.

Eleve o joelho

De preferencia acima do nível do coração para reduzir o inchaço e evitar o acúmulo de líquidos. Tente apoiar seu joelho em travesseiros enquanto está deitado na cama ou sentado em uma cadeira.




Massagens

Faça massagens contínuas na área afetada fortalecerão os músculos do joelho e promoverão a recuperação e o relaxamento.

Sálvia

É usada ao receber uma pancada no joelho saudável. Envolver um punhado de folhas de sálvia num pano embebido em água morna. Apertar e friccionar suavemente o joelho por 10 minutos até que as essências penetrem a pele.

Melhore sua alimentação

Acrescente alimentos anti-inflamatórios em sua dieta. As articulações se tornam enfraquecidas e dolorosas quando inflamadas, coma peixes, azeite de oliva, abacate e frutas e vegetais integrais. Outra dica ´ingerir alimentos ricos em vitamina E, como Espinafre, brócolis e manga. E alimentos rico em cálcio, como o leite e couve.

Muitas vezes você pode cuidar por conta própria de lesões menores no joelho, como dor leve ou inchaço, mas quando os sintomas não desaparecem ou pioram (ou são graves inicialmente), é hora de consultar seu médico.

Se algum amigo precisa das dicas, compartilhe a página ou marque o nome dele nos comentários.