Dor de cabeça : Conheça alimentos que provocam e evitam esse problema

dor de cabeça

Um dos problemas que mais afeta as pessoas hoje em dia é a cefaleia, ou dor de cabeça, e ela sempre é perturbadora. mas o que muita gente não sabe é que tem alimentos de acentuam a dor de cabeça e outros que aliviam e até evitam esse problema.

Você sabia que pelo menos 63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com dores de cabeça frequentes ?. A cefaleia é uma das maiores queixas dos brasileiros.

Alimentos que provocam dor de cabeça

Alguns alimentos ajudam a acentuar a cefaleia, e evita-los é essencial para diminuir a dor, mas uma dica importante para diminuir a cefaleia é não ficar muito tempo sem comer, o jejum também ajuda na dor de cabeça. Veja os alimentos que você deve evitar:

Chocolate, cerveja, embutidos e repolho

Esse alimentos tem aminas, que a principal aplicação desta classe de compostos são como estimulante, as aminas são responsáveis por deixar o indivíduo “agitadoo”, pois podem alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a dor de cabeça.

No chocolate também é encontrada a tiranina, que libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor.

Café, refrigerantes e outros

O café para alguns ajudam, mas a verdade é que a cafeina altera a circulação sanguínea, com isso pode surgir a cefaleia. E caso a pessoa tome muito café e pare de consumi-lo a cefaleia também pode aparecer.

Vinho Tinto

Por conter fenois, aldeídos e sulfetos, que estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e liberam agentes tóxicos.

Alimentos que evitam dor de cabeça

Água

A desidratação é uma das causas mais comuns da dor de cabeça. O recomendado é ingerir cerca de dois litros de água por dia.

Veja em nosso site : 10 sintomas que podem indicar que você precisa tomar água urgente

Feijão

O feijão é rico em magnésio que ajuda a combater dores de cabeça, assim como sementes, abacate e frutos do mar também são grandes fontes de magnésio. A castanha-do-pará e a amêndoa são ricas em selênio, atuam no sistema nervoso central e ajudam a diminuir a intensidade das crises.

Gengibre

O gengibre é um alimento útil tanto para evitar as dores de cabeça quanto para aliviar possíveis náuseas.

Batata

A batata costuma ser usada em rodelas na testa para melhorar as dores de cabeça, mas ingeri-la também ajuda bastante. As batatas sãa ricas em em potássio e magnésio, nutrientes importantes para evitar as contrações musculares que podem causar cefaleia.

E para você qual a receita para evitar dor de cabeça ?