A falta de olfato pode indicar morte em 5 anos

ofato

Segundo estudo a falta de olfato é um indicador que a pessoa pode morrer dentro de cinco anos, o estudo foi publicado na PLoS ONE com 3.005 homens e mulheres com idades entre 57 e 85 anos, e foi testado a capacidade de identificar cinco cheiros: rosa, couro, laranja, peixe e Hortelã-pimenta. E aqueles com mais dificuldade de olfato eram aqueles com menos tempo de vida.

No estudo foi levado em consideração idade, sexo, status socioeconômico, tabagismo, consumo de álcool, educação, índice de massa corporal, raça, hipertensão, diabetes, ataque cardíaco, enfisema, acidente vascular cerebral e dieta alimentar. Mas, ainda assim, as pessoas que não puderam detectar os odores tinham 3 vezes mais chances de morrer dentro de cinco anos do que aqueles que sentiram todos os cheiros.

Rosas
Foto: Loisjoy Thurstun/Bubbles
As pessoas deveriam reconhecer o cheiro de rosas, laranja, peixe e hortelã-pimenta.

Os pesquisadores liderados pelo Dr. Jayant M. Pinto, professor associado de cirurgia da Universidade de Chicago, acreditam que o declínio na capacidade de reconhecer cheiros pode ser um indicativo de alguma outra degeneração, e que isso seja um dos sinais de que a morte se aproxima.

Segundo o Dr. Jayant M. Pinto “Há causas tratáveis ​​de perda olfativa”. E completou: “por isso, se as pessoas têm problemas de olfato devem ser avaliadas. Por isso, se você está tendo algum problema, você deve consultar um médico. ”

E agora, como esta seu olfato ? Com informações do NYTimes