Ordem correta de ingerir alimentos nas refeições faz diferença na dieta

alimentos

Se alimentar em sequência adequada influencia na digestão e produz sensação de saciedade, o que ajuda muito na dieta. Comer primeiro apenas legumes e verduras, depois grãos, proteínas e carboidratos. Essa é a sequência correta para uma refeição saudável, de acordo com os especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Uma boa alimentação vai além de escolher os alimentos adequados.

Tão necessário quanto se preocupar com o valor nutricional é dar a devida importância para a maneira correta de administrar as refeições. Veja o passo a passo da alimentação correta:

– Coma primeiro os alimentos com baixo valor calórico, como legumes e verduras

– O segundo passo é se alimentar com proteínas e carboidratos

– Monte o prato com pelo menos 1/3 de alimentos leves

– Alimente-se diversas vezes ao dia, em pequenas porções

– Respeite o momento da refeição e não ‘pule’ nenhuma

– Alimente-se de ingredientes leves, principalmente à noite

– Coma calmamente, isso ajuda na digestão

– Evite beliscar entre as refeições. Isso o faz perder a noção da quantidade ingerida

– Beba líquidos leves para não terminar a refeição com aquela sensação de desconforto por ter “comido demais”

– Não tome banho ou durma logo após comer. Aguarde a digestão por alguns momentos.

Este processo serve para o almoço e a para o jantar. “Durante a semana, pode-se variar bastante o cardápio. É importante mastigar bem todos os alimentos, assim auxiliamos nosso corpo na digestão”, alega o Dr. Hewdy Lobo, que também é médico nutrólogo da ABRAN. Para acompanhar as refeições, as bebidas como água e sucos naturais sem açúcar e conservantes estão liberadas. Além disso, segundo o especialista, entre as principais refeições, é importante que não haja um longo período em jejum. Comer diversas vezes durante o dia em pequenas porções mantém o metabolismo ativo e se gasta energia continuamente.