Problemas na tireoide engorda ou emagrece ? Esclareça suas duvidas agora

tireoide engorda ou emagrece ?

Com certeza em algum momento da vida você ouviu alguém dizer que a tireoide engorda ou ainda, que ela também pode ser responsável por uma queda no peso. Apesar de muita gente achar o tema complicado a realidade é que entender como a tireoide influencia no peso corporal é muito mais simples do que se imagina.

A tireoide é responsável por produzir em nosso organismo os hormônios T4 e T3. Eles é que são responsáveis por regular o nosso metabolismo.

Nesse sentido quanto mais hormônios dessa categoria são produzidos mais rápido será o metabolismo da pessoa. Por outro lado, quanto menor for a produção, mais lento será o metabolismo. Esses aspectos é que resultam no hipertireoidismo e o no hipotireoidismo, respectivamente.

A tireoide em si não é a única responsável pelo ganho de peso da pessoa. Outros fatores influenciam isso: a massa muscular, a falta de exercícios e diversos hormônios, como o cortisol, por exemplo, podem ser responsáveis pelo aumento no peso. Basicamente, mesmo que a pessoa tenha algum problema na tireoide se ela equilibrar o ganho de energia (calorias) provavelmente não vai ter problema algum.

Alguns sintomas de problemas na tireoide

De uma maneira geral, a pessoa que tem hipotireoidismo tende a apresentar cansaço e desânimo. Isso não ocorre com todo mundo, mas as pessoas que apresentam esses pontos tendem a ter mais preguiça e evitam gastar energia. Por isso, há um ganho de peso. Em outras palavras quanto menor for o gasto energético, mais chances a pessoa terá de que ganhar peso.

Outra questão muito comum na cabeça nas pessoas é se de fato o hipertireoidismo emagrece. Neste caso, devemos considerar que o hipertireoidismo ocorre quando há um excesso dos hormônios T4 ou T3 (ou ainda os dois) no organismo.

Quando isso ocorre, o metabolismo fica mais rápido e de fato alguns podem apresentar uma perda de peso. Mas apenas se ela continuar se alimentando da mesma maneira que fazia antes de ter o problema. Se caso aumentar a quantidade de calorias, ela vai engordar.

É importante destacar também que durante o tratamento do hipertireoidismo a pessoa tende a voltar a ganhar peso uma vez que a situação está sendo regularizada.

Por fim, a dica mais importante é procurar um profissional de saúde para não correr o risco de o problema se agravar.

Ainda tem duvidas sobre tireoide ? Deixe suas duvidas ou comentários abaixo e aproveite e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.