Whey Protein : conheça 7 regras para tomar o suplemento de forma eficiente

Whey Protein

O Whey Protein é um dos melhores tipos de suplemento alimentar para quem deseja hipertrofia muscular e é muito comum ver pessoas tomando o Whey Protein depois de uma atividade física. A popularização do produto aconteceu por oferecer de maneira muito prática uma grande quantidade de proteínas, nutriente essencial para regenerar a fibra muscular após o exercício intenso. Essa disseminação, entretanto, levou muitas pessoas ao consumo sem o devido conhecimento sobre como funciona o suplemento, e isso pode gerar ineficácia no uso do suplemento e até efeitos indesejados.

O preço de um pote de 900g de Whey Protein varia em R$70 até R$260, dependendo da marca e do tipo do produto. Arcar com os custos deste suplemento todo mês pode ser financeiramente sacrificante para algumas pessoas e, por conta disso, é preciso entender muito bem o que é o Whey Protein, como tomar corretamente, quando tomar e ainda, se você deve usar. Por isso, vamos mostrar algumas regras para se tomar Whey de forma correta e eficiente. Mas, primeiramente, vamos entender o que de fato é o Whey e como ele funciona.

O Whey é um suplemento proteico de alto valor biológico e é constituído basicamente da proteína extraída do soro do leite, mas também estão na sua fórmula carboidratos e gorduras em quantidades mínimas. Essas proteínas possuem moléculas muito pequenas, o que faz com que sua absorção seja mais rápida e por isso, se o objetivo é ganhar massa muscular, ele deve ser consumido logo após o treino para que o processo de reestruturação da fibra muscular ocorra de forma mais eficiente.

Em exercícios muito intensos, quando a exigência de força é muito grande, começam a acontecer pequenos rompimentos das fibras musculares chamados de microlesões. A partir daí o organismo tende a começar a curar essas microlesões, regenerando a fibra em um processo de cicatrização. Assim, novas fibras começam a se formar em cima do lugar lesionado com o intuito de unir as partes separadas e é essa nova formação de fibras que causa o efeito da hipertrofia muscular. O papel do Whey é fornecer proteína em quantidades suficientes para que o processo ocorra, já que ela é essencial para a regeneração do músculo após um exercício intenso, e muitas vezes na correria do dia a dia, não consumimos as quantidades necessárias.

Estudos apontam que quem deseja ganhar massa muscular precisa consumir de 1,2 a 1,4 gramas de proteína ao dia por quilo, o equivalente à dois filés de frango grelhados por dia. Entretanto, alguns cientistas defendem que ingerir proteína fracionadamente durante o dia não é a melhor maneira de absorver esse nutriente no caso dos praticantes de atividades físicas.

Quando usar o Whey Protein

O ideal é que após os exercícios haja uma grande oferta de proteína imediata para o músculo e essa proteína deve ser ingerida em forma de suplemento, porque se formos ingerir carne, por exemplo, o nutriente vai demorar a ser disponibilizado e o processo de regeneração da fibra muscular acaba não sendo tão eficiente quanto o esperado. O recomendado é consumir porções de, no máximo 20 a 30 gramas de proteínas por vez, pois, além dessa quantidade o corpo não utiliza e pode provocar cálculo nos rins.

Esclarecido para que serve e as maneiras de uso do whey protein, existem algumas regras ao uso do mesmo. Veja a seguir:

● Whey Protein é um suplemento para atletas e praticantes de atividade física e não deve ser tomado por quem não pratica. Se você decide tomá-lo sem praticar nenhuma atividade, pode acabar engordando, pois, o consumo de calorias será alto e não haverá gasto algum.

● Entenda para que serve o Whey e veja se é adequado para seu objetivo. Como já mencionamos acima, o whey protein é indicado para ganho e fortalecimento de massa muscular. Se seu objetivo é apenas emagrecer, talvez não seja o melhor método.

Whey Protein não substitui refeições

. Ele não possui os ingredientes necessários para o dia a dia e por isso não pode substituir nenhuma refeição. O produto foi pensado apenas para conter o necessário ao fortalecimento da musculatura na prática de atividades físicas.

● Procure orientação profissional antes de consumir. É normal trocar experiências no ambiente da academia. Os suplementos alimentares são indicados para determinados objetivos e podem ter contraindicações. Não compre antes de se consultar com seu médico ou nutricionista.

● Não utilize de forma indiscriminada. O Whey Protein é um suplemento específico para atletas e praticantes de exercícios, sendo indicado para consumo restrito antes e depois do treino. Não adianta aumentar a dose pensando que os benefícios serão também maiores. Exagerar na quantidade de Whey Protein pode prejudicar seu objetivo e fazer, inclusive, você engordar. Obedeça as instruções da embalagem!

Enfim, qualquer suplemento alimentar segue este mesmo conjunto de regras importantes, por isso, seja responsável com a sua alimentação e seu organismo tomando cuidado na escolha de produtos e alimentos que prometem ajudar no alcance dos seus objetivos.