Cientistas criam lentes de contato com zoom

[adrotate group=”9″]O que parecia ficção cientifica já esta se tornando realidade, pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça estão criando lentes de contato que uma vez combinadas com óculos especiais podem fornecer uma visão telescópica para seus usuários.

A combinação das lentes com os óculos consegue ampliar 2,8 vezes o tamanho de uma imagem visualizada pelo usuário.Filtros polarizadores permitem à pessoa mudar de uma visão normal para telescópica ajustando o óculos. Esse sistema de visão telescópica foi desenvolvido para ajudar pessoas que sofrem com a cegueira provocada pela idade, mas também pode ter aplicações militares.

Eric Tremblay
Eric Tremblay, da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne),

As lentes de contato criadas pelos pesquisadores têm uma região central que permite a entrada de luz para uma visão normal. O elemento telescópico fica em um anel em volta da região central. Pequenos espelhos de alumínio, montados segundo um padrão específico, atuam como um aplificador que lança a luz para o anel ao menos quatro vezes antes de direcioná-la para a retina.

Durante o uso normal, a imagem ampliada é bloqueada por filtros polarizadores, e por isso não é vista. O usuário pode ligar o aparelho alterando esses filtros, posicionados no óculos, de forma que apenas a imagem ampliada é lançada sobre a retina.

Com informações da BBC Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *