Novo vírus letal está adaptado para infectar humano

Os Médicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, anunciaram a grave preocupação por conta de existência de um desconhecido vírus que é violentamente letal para os seres humanos.

Chamado novo coronavírus, ou NcoV, é da mesma família do resfriado comum e da Sars (síndrome respiratória aguda grave).Este vírus, que tem parentesco com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (da sigla SARS), surgiu no Oriente Médio e há rumores de que três casos na Grã-Bretanha. Das 14 pessoas que foram infectadas por este vírus, oito já morreram.

Os sintomas principais da doença são infecção respiratória aguda com febre, tosse e dificuldade para respirar. O vírus é transmitido de pessoa para a pessoa e não de animais, como foi inicialmente cogitado.

Ele então “cresce muito eficientemente” nas células humanas, e isso sugere que o vírus está bem equipado para contaminar humanos, segundo Volker Thiel, do Instituto de Imunobiologia do Hospital Cantonal, da Suíça, que comandou o estudo.

Os coronavírus são uma família de vírus que inclui o resfriado comum e a Sars — doença que surgiu em 2002 na China e que matou cerca de um décimo das 8.000 pessoas contaminadas no mundo todo.

O estudo, publicado na mBio, periódico digital da Sociedade Americana de Microbiologia, indicou também que o NcoV está suscetível a tratamento com interferons, remédios que reforçam o sistema imunológico e que também são usados com sucesso para o tratamento de outras doenças virais, como a hepatite C.

Dos 11 casos confirmados até o momento, cinco estão na Arábia Saudita , com três mortes, dois estão na Jordânia, onde os dois pacientes morreram, três são na Grã-Bretanha, onde os três estão em tratamento, e um paciente da Qatar que esta na Alemanha teve alta do tratamento.

A OMS informou que nesta fase não há necessidade de restrições de viagens.

Com informações da Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *