Confira os erros mais comuns de empreendedores no uso do e-mail marketing

e-mail marketing

Empresas e empreendedores buscam formas de se comunicar de forma eficaz com seus consumidores. Uma das ferramentas mais eficientes é o e-mail. Diversas empresas têm se beneficiado, por exemplo, com o uso do e-mail marketing, uma das ferramentas mais comuns de relacionamento entre cliente e lojas online. A estratégia é um recurso altamente vantajoso sob o ponto de vista econômico, uma vez que permite aumentar a taxa de conversão no varejo sem precisar de altos investimentos.

Com a internet, ter um negócio online se tornou muito simples. E para empreendedores que estão no ambiente virtual é imprescindível estar próximo e se comunicando com o consumidor. O e-mail marketing é uma maneira de lembrar a existência de determinada marca e um pouco mais: é a ponte principal entre empresa e público.

Com a internet, ter um negócio online se tornou muito simples. E para empreendedores que estão no ambiente virtual é imprescindível estar próximo e se comunicando com o consumidor. O e-mail marketing é uma maneira de lembrar a existência de determinada marca e um pouco mais: é a ponte principal entre empresa e público.

No entanto, é preciso uma estratégia bem definida. Erros na estratégia de e-mail marketing podem interromper o relacionamento com possíveis clientes, fazendo com que vendas sejam perdidas.

5 falhas mais frequentes do e-mail marketing

Enviar e-mails para contatos sem autorização

Uma das piores práticas é destinar conteúdos para uma base de contatos que não autorizou o envio de e-mails, considerada invasiva e desagradável para grande maioria dos usuários. O mais aconselhável é optar pelo processo opt-in, que consiste na lista de pessoas que permitem a comunicação da empresa através do e-mail. Caso o usuário não tenha solicitado o envio de conteúdo, o destino desse tipo de e-mail acaba sendo a caixa de SPAM.

Mensagens enviadas sem personalização

Um dos segredos da comunicação entre empresa e público é o envolvimento estabelecido de ambas as partes. É preciso que a mensagem seja personalizada, a fim de despertar uma relação de mão dupla: quanto mais pessoal, melhor. Uma mensagem dirigida ao leitor X, que mora na cidade Y e trabalha na empresa Z é bem recebida pelo remetente, uma vez que tais detalhes são cruciais na hora de enviar conteúdos.

Excesso de publicidade

É um erro pensar que quanto mais comercial o texto, mais atraente será para o usuário. O objetivo do e-mail marketing é estabelecer relacionamento e vendas, no entanto, é preciso ir além de ofertas e promoções para chamar a atenção do leitor. Ofereça vantagens, utilidades, curiosidades e outros recursos para levar sua marca para o consumidor.

Não segmentar as mensagens

A falta de segmentação de mensagens é um erro bastante comum em campanhas de e-mail marketing. Por exemplo: se você tem um e-commerce de roupas de academia, um e-mail falando sobre tops e saias não será útil para o público masculino. Para enviar a mensagem certa para a pessoa certa basta segmentar o mailing de acordo com o perfil.

Envio irregular de conteúdo

A falta de regularidade no envio do e-mail marketing também é outra falha recorrente. Lembre-se de que outras empresas também enviam conteúdo para a caixa de entrada do usuário: por isso, estabeleça um intervalo de tempo entre cada envio para se fazer presente na rotina do consumidor. Afinal, ele se cadastrou para receber novidades da empresa em questão: aproveite a deixa para mandar conteúdos valiosos e com frequência regular. Não há uma regra para isso: por meio de testes é possível estabelecer o tempo ideal, algo que varia de acordo com a empresa.