Cursos de administração online e grátis ajudam empreendedores

empreendedores_administracao

Ser o próprio patrão é o sonho da vida de muitos brasileiros. Pesquisa da DataPopular, divulgada no ano passado, revelou que 28% da população quer empreender. São mais de 38,5 milhões de pessoas que querem abrir o próprio negócio. Mas apesar de ser uma ideia bastante atraente, ser seu próprio patrão não é fácil. Requer muita força de vontade, disciplina e, principalmente, conhecimento. Uma dica de ouro dos especialistas é buscar aprofundar conhecimento nas áreas de Administração, estudar profundamente sobre o ramo de atuação do negócio, além de planejar bastante. Dessa forma, as chances de falência são menores.

Empresas brasileiras fecham as portas em menos de 5 anos de atuação

Segundo pesquisa recente do IBGE (dados de 2013), mais da metade das novas empresas de nosso país, simplesmente deixaram de existir, após 4 anos de atividades. De acordo com especialistas, os riscos do negócio sempre irão existir. Mas, a má administração do empreendimento ainda é um dos fatores que mais contribuem para o fracasso nos negócios.

A mesma pesquisa do DataPopular indicou que apenas 12% dos brasileiros que empreendem se aperfeiçoam por meio de cursos e estudos. A parte boa é que busca conhecimento hoje em dia é muito simples e barato. Existem sites que oferecem cursos nas mais diversas áreas. Um deles é a Prime Cursos. No site, é possível fazer cursos de administração grátis.

5 dicas de especialistas para novos empreendedores

Planejar é preciso

Como estará sua empresa daqui a 10 anos? Para ter longevidade no mundo dos negócios, é preciso não só se manter à frente da concorrência. É fundamental também traçar planos, estratégias e ações em longo, médio e curto prazo. Além disso, otimizar processos e reavaliar a forma de administrar pode ser necessário de tempos em tempos.

Conhecimento é uma das chaves para o sucesso nos negócios

Existem muitos cursos que podem fazer a diferença na vida dos empreendedores de primeira viagem. Principalmente quando esses empresários são experts em um produto ou serviço, mas não possuem formação em escolas de negócio ou Administração. Como ocorre, por exemplo, com muitos micro e pequenos empreendedores.

No site da Prime Cursos a pessoa pode fazer até curso de Empreendedorismo, entre muitos assuntos indispensáveis no mundo dos negócios. Os cursos oferecidos no site são gratuitos. A pessoa só pagará se solicitar o certificado do curso. Caso contrário, todo aprendizado não terá custo algum para o internauta.

Profissionalize sua gestão

Existem vários softwares que colaboram bastante com uma gestão eficaz. O famoso sistema kanbam, por exemplo, é uma forma simples e prática de organizar todas as tarefas dos colaboradores e assim aumentar a produtividade.

Por dentro do negócio

Outra dica de especialistas é sempre ter conhecimento do mercado. Saber tudo sobre a área é prioritário. Acompanhar o desempenho de seu próprio produto ou serviço e estar ligado também na concorrência é o básico.

Estar por dentro das inovações tecnológicas, incorporações e até o mercado de ações. Além disso, ter conhecimento dos pontos fortes e fracos do seu próprio empreendimento é essencial para manter a longevidade do seu negócio.

Nunca misture finanças pessoais e empresariais

Ter controle rigoroso das finanças de sua empresa é a base para o sucesso. Mesmo que o empresário não tenha sócios, a dica dos economistas é sempre separar seu dinheiro dos recursos financeiros da empresa. Além disso, o ideal é sempre contratar um contador de confiança e bem qualificado.