Dicas de finanças para empreendedores

Muitas empresas possuem dificuldades para gerir as suas finanças. Para evitar isso vamos dar algumas dicas para os empreendedores manterem o seu fluxo de caixa bem organizado:

1 – Monte uma planilha de gastos e mantenha-a em dia, se não puder atualizá-la todos os dias tente anotar tudo pelo menos duas vezes por semana para não perder nenhum dado.

2 – Tenha em mente todas as contas que deverá pagar no mês e mantenha sempre um dinheiro extra guardado para eventuais imprevistos tanto novos investimentos quanto problemas que não foram planejados.

3 – Uma boa solução para o controle financeiro é não deixar apenas o contador responsável analisar as contas, é muito interessante para a empresa que alguém que faz parte do dia-a-dia da empresa esteja a par das contas pois essa pessoa terá maior conhecimento do mercado e saberá opinar melhor quanto a novos investimentos ou necessidades de economia.

Além destas, é fundamental que a empresa acompanhe constantemente suas finanças para que não tenha problemas que poderiam ter sido evitados. Deixar para olhar as contas só no fim do mês pode trazer grandes complicações.