Cibervício

Estamos em uma sociedade sedenta por atenção, onde as pessoas se importam mais consigo mesmas do que com os problemas gerais de uma sociedade. Quando nos deparamos com uma pessoa com tal grau de egoísmo notamos que de alguma forma esta pessoa possui algum passatempo (ou vício) incomum.

Neste artigo gostaria de apresentar um vício que se originou no século XXI, com a popularização e o fácil acesso ao computador: os Ciberviciados.

Segundo os tratamentos apresentados pelo Hospital das Clínicas em São Paulo são os Critérios de dependência de Internet abaixo que podem determinar o vício (Apresentando, pelo menos, 5 dos 8 critérios abaixo descritos):

(1) Preocupação excessiva com a Internet
(2) Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para ter a mesma satisfação
(3) Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet sem resultado
(4) Apresentar Irritabilidade e/ou depressão
(5) Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional)
(6) Permanecer mais conectado (on-line) do que o programado
(7) Ter o Trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo
(8) Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas

Segundo a Folha de São Paulo “Até os jogos mais populares da internet provocam dependência”  (link da matéria).

Estão entre os efeitos do vício ligados ao físico a curto prazo a possibilidade do usuário desenvolver taquicardia, alteração na sudorese, secura da boca e tremedeiras, e a longo prazo problemas com postura por muito tempo na mesma posição,  lesões por esforço repetitivo como tendinite, obesidade ou subnutrição (devido a má alimentação) e deformidade da visão devido a claridade  do monitor. Quanto aos efeitos psicológicos incapacidade de concentração, angústia/depressão ou sentimento de impotência

O cibervício trata-se de uma doença como qualquer outra e precisa assim que detectada ser tratada adequadamente.  A maior parte dos ciberviciados desconhecem que possuem essa doença, portanto é de extrema importância que nos mobilizemos a este respeito, para tanto o Mundo Conectado informa um teste simples e rápido para uma possível detecção da doença : Clique aqui

Fontes:

Portal Power:  LINK
Portal do Hospital das Clínicas para dependência de internet: LINK