Como fazer chocolate para ovo de ovo de páscoa

como fazer chocolate

Muita gente esta precisando de um grana extra ou quer fazer seu próprio ovo de Páscoa para economizar, se você se encaixa em uma dessas situações irá adorar esse post.

Os ovos de Páscoa estão cada vez caros, mas quem gosta dessa época do ano, não quer comer uma barra de chocolate e sim um delicioso ovo, por aprenda a fazer seu próprio ovo de páscoa de chocolate.

Fazer chocolate em casa não é difícil. Você vai precisar comprar um kit básico de formas de ovos e de bombons (não são caras), você tambem vai precisar de uma panela, um refratário de vidro, espátulas e colheres de plástico ou silicone.

Caso tenha um termômetro culinário, ele vai ser útil ao oferecer maior precisão no processo de temperagem do chocolate.

Como fazer chocolate – temperagem

O processo de temperagem é o principal detalhe em um bom ovo de pascoa. Claro que a qualidade do chocolate conta, mas um chocolate bem feito é destaque em qualquer lugar.

Para fazer, você vai precisar de uma barra de chocolate ao leite, pode ser a de 140gr ou de 1 kg dependendo da quantidade que você quer produzir.(recomendamos barra de 1 kg)

Como temperar o chocolate

Primeiro pique bem o chocolate com uma faca e divida-o em três partes iguais. Coloque duas partes em um refratário de vidro seco e reserve.

Depois coloque água numa panela e aqueça-a em torno de 48oC (não deixe a água ferver, a temperatura deve ser suportável ao contato com as costas da mão).

Desligue o fogo e então coloque o refratário com o chocolate picado no banho-maria. Mexa até derreter o chocolate cuidado para não respingar água no chocolate!

Quando o chocolate estiver derretido, retire o refratário do banho-maria e adicione a terceira parte do chocolate picado para temperá-lo. Mexa até ficar homogêneo.

Depois veja se a temperatura esta em torno de 28 C, se você não tiver termômetro culinário, encoste um pouco do chocolate derretido nos lábios se estiver quase frio ele esta bom

Seu chocolate está temperado e pronto para forrar forminhas, o ovo e fazer outras decorações.
Mas atenção, use rápido, senão ele perde a temperagem.

Veja em nosso site: Receita de ovo de Páscoa gastando menos de R$ 5,00

Para fazer bombons

Com uma colher, despeje o chocolate nas forminhas. Bata levemente o fundo da forma contra a mesa (a fim de dissipar quaisquer bolhas de ar). Leve à geladeira para secar e retire quando o fundo da forma ficar opaco (deixe na parte inferior da geladeira. Não leve ao freezer, pois o choque térmico prejudica a estabilidade do chocolate). Para desenformar, vire a forma e bata levemente contra uma superfície lisa para os chocolates se soltarem.

Para fazer os ovos

O sistema é parecido, com uma colher, despeje um pouco do chocolate derretido na forma e espalhe-o, fazendo uma camada bem fina. Segure a fôrma pelas extremidades, evitando transmitir o calor da mão para a massa temperada.

E leve à geladeira (5 a 10 minutos), com a cavidade voltada para cima.

Retire a forma da geladeira e coloque mais chocolate, formando uma camada mais grossa. Use uma colher para espalhar o chocolate por igual em todo o “ovo”. Retire os excessos, cubra novamente e retorne à geladeira, agora com a cavidade voltada para baixo. (Repita esta operação até as paredes do ovo ficarem com a espessura desejada.)

Verifique se o fundo da forma está opaco (5 a 10 minutos) e retire-a da geladeira. Para desenformar, vire a forma contra uma superfície lisa para que o chocolate se solte. Se necessário, bata levemente a forma na superfície e pronto.

Agora que você sabe fazer o chocolate e os ovos, é só rechear o ovo e embarulhar como você preferir ! (Você pode economizar muito fazendo em casa)