Como os serviços nas nuvens estão mudando o mercado de trabalho de TI

Os serviços nas nuvens (cloud computing) crescem com velocidade cada vez maior ao passar dos dias, com isso, o custo inicial de lançamento de produtos caem, como consequência de que as empresas podem desenvolver, criar mais, por menos dinheiro e menos pessoas. Essa mudança, embora a longo prazo, significa que haverão menos posições de TI, o que diferencia da atualidade no mercado de trabalho tecnológico, serão os desejados conjuntos de habilidades.

Ao contrário dos produtos tradicionais de software, serviços de nuvem e web estão à volta do capital gerado por conteúdo e dados. Parte da instalação configuração e manutenção que são trabalhos realizados por pessoas, estão tornando-se automatizados, implicando em se ter um conjunto de habilidades voltado à talentos gerenciais, experiências de usuários e conhecimento e não mais voltado ao trabalho técnico.

Com o mercado de TI em expansão e mudanças ocorrendo, além de formação em licenciatura em ciências da computação ou engenharia, algumas habilidades emergentes devem ser levadas em conta para os profissionais de área que as deve manter, para permitir a competitividade no mercado de trabalho.

Quem combina estatísticas e métodos de inteligência artificial que detectam padrões em grandes quantidades de dados, tem boas oportunidades de emprego à sua espera. A exploração de dados ajuda as empesas a ganhar vantagem em relação à informação sob os concorrentes, o que hoje, é um campo importante no meio em que vivemos, leva mais quem sabe mais, conhecimento gera conhecimento.

A pesquisa e o tráfego de sites, é assim que a web gera sua renda. As empresas precisam de pessoas que saibam e possam analisar as interações do usuários e as tendências, que façam uma análise SWOT, o que permita encontrar pontos fortes e fracos e oportunidades em meio as novas necessidades do público que está cada vez mais exigente.

Com mais informações para filtrar dentro das empresas, as mesmas necessitam de pessoas que traduzam esses dados e os tranforme para falar de negócios, estamos falando do business intelligence. Quanto maior o fluxo de informação, maior a necessidade de se ter profissionais que entendam do assunto, que tenham ar competitivo e que saibam transmitir à uma equipe o que o cliente deseja.

As habilidades citadas acima são complementos aos cursos universitários, pois, as faculdades aindam tentam moldar o currículo dos estudantes de TI, de dá-los conhecimento e profundidade suficiente para encarar o mercado de trabalho com um diferencial.

O campo da informática é amplo e para os estudantes não é tarefa fácil formar-se com um conjunto de habilidades específicas que lhe permita trabalhar em uma empresa. Fazer com que eles possuam informações detalhadas em diferentes níveis, permitirão que os mesmos saiam com um conjunto suficiente de conhecimento e desvendem o que lhes é jogado em seu caminho.

Procurar por aprendizagem, por iniciativa própria, oportunidades de projetos de pesquisa universitária ou ainda estágios, faz com que o estudante, mesmo sem afinidade em todas as atividades que lhe são estabelecidas, trabalhar em um produto já firmado, ajuda e muito.

Falando-se em linguagens para aplicações web, as opções práticas são JavaScript e Flash, pois são tecnologias dominantes, portanto, estudá-las e obter conhecimento das mesmas.

Para cada personalidade, experiência e educação são diferentes e, cada empresa, irá buscar aquilo que lhe convém.

É importante que se tenha domínio sobre uam área do conhecimento e compreensão geral de tudo, o que dependerá de onde se quer trabalhar.

Grandes empresas tem recursos significativamente maiores do que muitas empresas iniciantes, empresas de tecnologia contratam para cargos mais específicos. É importante ter conhecimento e entendimento de como o sistema global atua. Com essas contradições e com softwares e tendências mudnado, a contratação de pessoas que se adaptam facilmente às novas tecnologias, acaba sendo um investimento melhor para a maioria das empresas.

Com proatividade e paixão pelo que se faz, aproveita-se as habilidades que se adiquire para o trabalho. Obter conhecimento geral, entender uma determinada área específica faz com que o profissional de TI tenha vantagem competitiva no mercado de trabalho, pois tem o novo e possui habilidades necessárias para a área de desenvolvimento web.




Um comentário

Comente :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *