Home / Notícias / Cotidiano / Papa italiano pode ser escolhido para manter ajuda bilionaria da Italia
conclave

Papa italiano pode ser escolhido para manter ajuda bilionaria da Italia

As especulações sobre o novo papa começou a mudar, muitos cardeais pensam em reformular o voto e eleger um papa italiano para garantir os 9 bilhões de Euros por ano que Vaticano recebe do governo italiano pelo Tratado de Latrão conhecido também como Concordata Lateranense, que foi assinado em 11 de fevereiro de 1929.

O ditador italiano Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram, com isso a Itália reconhecia a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano e concedeu indenização pelas perdas territoriais, e o Vaticano renunciou aos territórios que havia possuído desde a Idade Média e reconheceu Roma como capital da Itália e não interferiria nas questões politicas da Itália.

A Concordata Lateranense esta sendo questionada por vários políticos da Itália por causa da crise financeira do pais, que estão querendo uma revisão ou até mesmo não pagar mais pelo pacto. Com isso ganhou força o nome do cardeal Gianfranco Ravasi um intelectual brilhante amante do rock, escreve tuítes em latim e tem boas relações politicas em Roma.

Conclave

Hoje 11/03 já serão realizados os primeiros ritos do conclave, que se inicia amanha dia 12/03, A partir das 7h (3h no horário de Brasília), os cardeais começam a se transferir para a Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados. Cada um terá seu quarto – os aposentos foram definidos por um sorteio.

Às 10h (6h no horário de Brasília), será realizada na Basílica de São Pedro a missa inaugural do conclave. Ela será aberta a todos e presidida pelo cardeal decano, o italiano Angelo Sodano.

No primeiro dia de conclave, está prevista apenas uma votação. Segundo o Vaticano, os cardeais devem seguir às 15h45 (11h45 no horário de Brasília) para o palácio apostólico. Depois, às 16h30 (12h30 no horário de Brasília), seguirão em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina. Às 16h45 (12h45 no horário de Brasília), já na Capela Sistina, será feito o juramento, seguido do fechamento da capela e saída das pessoas que não participarão do conclave. Em seguida, começam as votações.

Cinco brasileiros irão participar do conclave: o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos, Dom João Braz de Aviz, de 65, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer (muito bem cotado também), de 63, Dom Geraldo Majella Agnelo, cardeal arcebispo emérito de Salvador, e o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno.

Quer entender melhor ? Veja o infográfico sobre o conclave.

Com informações de Wálter Maierovitch para a CBN

Sobre Leandro Isola

Leandro Luis Isola é o fundador do MundoConectado. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à tecnologia.

1 comentário

  1. uhmmmm. um Papa q curte Rock. Tentador

Comente

Seu e-mail não será publicado e nem usado em publicidade Campos obrigátorios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>