Descubra porque algumas músicas “grudam na cabeça”

musicas

Quem nunca ficou com uma música cravada na cabeça o dia todo? Você acorda de manha e lá está a música cantarolando no seu cérebro. Alguns cientistas acreditam que a antiga prática da humanidade de passar o conhecimento adiante através da música é uma possível fonte para essa disposição.

Na maior parte da evolução humana moderna, fatos, história, métodos e outras informações foram transmitidas e lembradas através de palavras faladas e cantadas. Isso levou alguns cientistas a argumentar que o cérebro humano se equipou com uma rede que codifica a informação falada e cantada, e a recupera sob demanda. Considere que, ainda hoje, muitos acham mais fácil memorizar algo que seja em forma em rima ou ritmado, como algumas músicas cantadas em cursos de vestibular.

Um pesquisa sugere que até 98% das pessoas alguma vez já experimentaram uma música “grudenta, para o neurologista Leandro Teles, “a música de massa (o Hit) leva a vantagem de sua simplicidade e do bombardeiro de exposição. O hit toca muitas vezes no rádio, expondo mesmo os menos adeptos ao estilo. Toca no trabalho, na rua, nos estabelecimentos comerciais… todos são apresentados direta ou indiretamente à melodia.

O cérebro memoriza e executa facilmente um Hit !! O limiar de evocação é bem mais baixo que uma música comum… por vezes surge na cabeça fora de um contexto apropriado e fora do controle voluntário da pessoa. Quando a gente percebe já estamos cantarolando a música… mesmo sem a nossa aprovação consciente.”

Como tirar músicas grudentas da cabeça ?

Infelizmente não existe uma técnica 100% eficaz para nos livrar das músicas grudentas, mas uma técnica recomenda por muitas pessoas é ouvir a música que está incomodando, mas música inteira até o fim. Isso porque são apenas certos trechos ou o refrão que ficam na memória, muito dizem que isso ajuda demais.

Isso não é um problema, todo mundo tem certa susceptibilidade a esse fenômeno, alguns mais do que outros. Por exemplo mulheres, músicos e pessoas mais ansiosas tendem a ser alvos mais fáceis para o Hit.

E para você qual foi a música mais grudenta que já ouviu ?