Punho de Ferro – Iron Fist, conheça a série do momento

Punho de Ferro

Nesta sexta feira, além da chegada da frente fria, chegou também na Netflix a série Iron Fist ou em português, Punho de Ferro. E enquanto eu assistia, fiquei pensando em quantas pessoas não vão assistir a série porque não estão familiarizados com a história, afinal, nem todo mundo é fã de quadrinhos e está tudo bem. Mas eu preciso deixar claro que eu também não sou. Na verdade, antes da Netflix eu nem sabia da existência desse herói e ta tudo bem também.

O que eu quero dizer é que, ao contrário das críticas que li até agora a série, na minha humilde opinião, é muito boa e é possível gostar sem conhecer tudo que acontece no mundo Marvel.

Pra tentar te ajudar, eu vou explicar o pouco que entendi até aqui. Aos fãs peço antecipadamente minhas desculpas se escrever alguma besteira. Se isso acontecer, sinta-se livre para me corrigir nos comentários deste post :).

Qual é a trama?

Bem, um cara chamado Danny Rand reaparece após ter sido dado como morto em um acidente de avião no Himalaia quando era ainda um adolescente. Ao voltar pra NY ele procura seus antigos amigos de infância que o tratam com hostilidade, primeiro porque se recusam a acreditar que ele é o verdadeiro Danny Rand, segundo porque se de fato ele for, 51% da empresa que carrega o sobrenome Rand pertence a Danny. No período em que esteve “morto”, Danny esteve em outra dimensão, em um lugar chamado K’un-Lun, foi treinado por monges e se tornou o Punho de Ferro, protetor dos portões de K’un-Lun contra o Tentáculo.

Não entendeu nada, né? Pois é. Mas eu vou facilitar ainda mais.

Porque Punho de Ferro?

Após anos e anos de treinamento, Danny é capaz de canalizar o seu chi e concentrar a energia de seu corpo na sua mão. Uma vez concentrado essa energia, o punho e a mão ganham um brilho sobrenatural e pode atacar qualquer coisa com grande força que nenhum dano é causado a mão. O nome da técnica é Punho de Dragão.

O que é K’un-Lun?

K’un-Lun é um reino perdido, extra dimensional que só aparece na terra a cada 15 anos. Pelo menos na série ele cita 15 anos, mas nas pesquisas que fiz apareceu 10. Enfim, demora um par de tempo pro reino dar as caras no nosso planeta.

O que é o Tentáculo 

Uma ordem de Ninjas místicos que cobiça o poder e a dominação mundial. Eles podem, por exemplo, matar uma pessoa e trazê-la de volta a vida. Lógico que isso tem lá as suas consequências. Na série, quem aparece representando o Tentáculo inicialmente é Madame Gao, a líder do grupo de traficantes de Hell’s Kitchen, inimiga do Demolidor.

 

Atores e personagens

Finn Jones, nosso querido Loras Tyrell, interpreta o personagem principal, Danny Rand.
Jessica Henwick, interpreta Colleen Wing.
Tom Pelphrey é Ward Meachum.
Jessica Stroup, que trabalhou em The Following como a detetive Max, é Joy Meachum.
David Wenham é Harold Meachum.

Da história original para a série algumas mudanças foram feitas. Ao pesquisar um pouco sobre o personagem deu pra ficar bem claro as mudanças, como por exemplo a forma como o pai de Danny morre, como Danny chega até K’un-Lun e contra quem de fato ele está buscando vingança.

As críticas que li até aqui reforçam que falta misticismo, boa trama e até mesmo que os primeiros episódios demoram a engatar. Eu não posso concordar porque de um dia para o outro engoli 10 episódios e devo terminar a série nas próximas horas. Mas talvez a série seja mais interessante pra quem desconhece a história do personagem, espero que este não seja o caso.

A primeira temporada tem 10 episódios com 55 minutos cada.