Golpe de promoção de ovo de Páscoa engana 300 mil em 24h

Um novo golpe já pegou 300 mil brasileiros em apenas 24 horas, os criminosos usam marcas famosas de chocolate para atrair o publico e vem conseguindo isso.

Segundo especialistas em segurança, a falsa promoção de ovo de Páscoa promete um ovo de Páscoa grátis nas lojas participantes, como Kopenhagen, Cacau Show entre outras. O golpe está sendo disseminado via aplicativos de mensagem, como o WhatsApp e Messenger.

Ao clicar no link da falta promoção, a pessoa tem que responder a três perguntas relacionadas à empresa, como, por exemplo, “você fez compras na Kopenhagen no ano passado?”.

Assim que a pessoa responde todas as perguntas, ela é incentivada a compartilhar com os amigos o link da promoção e a se cadastrar em sites maliciosos que infectam o celular e baixam apps falsos que deixam o celular vulnerável a novos crimes, sem contar serviços que cobram créditos.

Veja em nosso site : Como fazer chocolate para ovo de ovo de páscoa

imagem do golpe de ovo de páscoa
Uma das formas que o golpe é repassado
promocao ovo de pascoa
(Foto: Divulgação/PSafe)

Esse golpe parece real, pois exitem comentários falsos elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe como, por exemplo, “acabei de receber o meu”.

“Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento na quantidade de acessos nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

Veja em nosso site : Conheça o celular que tem a maior bateria e que tira fotos incríveis

A empresa Kopenhagen, publicou uma nota comentando o golpe

“A Kopenhagen esclarece que é falsa a informação que circula nas redes sociais, dentre as quais o WhatsApp, de que esteja realizando uma promoção que dará ovos de páscoa Língua de Gato. A companhia orienta aos usuários a deletarem a mensagem e não clicar no link que supostamente os direcionaria a uma pesquisa. ”

Como não cair no golpe da promoção de ovo de Páscoa e outros

Os golpes sempre vão surgir e cada dia vão ficar mais conviventes, para não cair neles é recomendável sempre ter um antivírus instalado e atualizado no seu dispositivo (celular, tablet e computador) e sempre desconfie de links com promoções boas demais para ser verdade na duvida acesse o site da empresa que esta sendo divulgada e confira se a promoção existe.

Além disso, é aconselhável manter o sistema operacional dos celulares sempre atualizado e só fazer download de apps em lojas oficiais, como a Google Play e Apple Store.

Alerte os amigos sobre esse golpe de promoção de ovo de Páscoa.