Melhorando a performance do micro – parte 1


Necessitando de maior velocidade?


Atenção : Natura faz hoje liquidação com até 60% off (Veja aqui)

Normalmente os usuários estão sempre atrás de mais velocidade de processamento, sem querer ter gastos com hardware adquirindo, memórias e placas com maior potencia. Isso não é ser um “pão duro” ou ganancioso, e sim muitas vezes querer ter o maior proveito do hardware e software que possui.

A maioria das vezes nossos Sistemas Operacionais(S.O.) seja IOs, Windows, Linux e etc, podem nos possibilitar um uso melhor do desempenho do hardware. Em particular o Linux sendo um S.O. livre e com documentação aberta nos permite com maior facilidade informações para termos um sistema com maior rapidez. Deixo alguma informações para ajudar aos leitores obterem um melhor desempenho com Linux. Qualquer alteração que seja feita em qualquer S.O. aconselha-se a criar um backup para poder restaurar caso haja qualquer erro ou dano no arquivo

1 –  Acelerando a inicialização


A inicialização do Linux  hoje em dia utiliza-se do grub o mesmo mostra tanto versões diferentes das distribuições como outros S.O. instalado, o famoso dual-boot, o grub possui um contador de tempo para iniciar, em média as distros apresentam 10 segundos para isso, mas podemos alterar o arquivo para isso é o grub que na maioria das distros encontra-se no /etc/default para altera-lo o usuário deve estar como root, nesse arquivo em a linha GRUB_TIMEOUT = X onde x equivale aos segundos para a inicialização automática. Altere a vontade e encontre o melhor tempo para você

Grub

 2 – Desativando Serviços

Quando se inicia a máquina uma enorme defasagem entre o Kernel e a Área de trabalho, isso devido há nesse momento ser carregado freneticamente vários serviços, necessários para o funcionamento, exceto que não há a necessidade de todos os serviços que ele carrega.

Na maioria das distros os serviços encontram-se /etc/init.d, outras como OpenSUSE e Mandriva permitem algumas facilidades para isso, no SUSE temos o YAST que permite isso, já no Mandriva temos Mandriva Contro Center

Mas oque desativar? Tentativa e erro é uma opção nem sempre a melhor pois pode parar um serviço realmente necessári. Já o YAST em System>System Service ele te mostrará uma lista com o serviços e uma descrição dele isso pode te dar uma base para saber oque desativar ou não.

Yast - OpenSUSE

 

3 – Gerenciador de Logins

Algo que não agradava e não era fácil de entender era o login de usuário no Linux, o mesmo foi bem aprimorado e “embelezado”, deixando com uma cara bem agradável porém exigindo mais do sistema.

Para se ganhar velocidade pode-se mexer no login para reduzir novamente a qualidade e ganhar velocidade. No OpenSUSE pode-se alterar /etc/sysconfig  e procurar por Display Manager, porém qualquer distro isso pode ser feita se utilizar o Gnome deve-se procurar a entrada gmd, para o KDE procura-se o kmd.

4 – Acelerando o Nautilus

O Nautilus é o gerenciador de arquivos da interface Gnome, para os usuários de windows é a mesma coisa que o windows explorer. O Nautilus tem uma função muito útil, que é uma varredura rápida na pasta para mostrar imagens em miniatura, algumas linhas do arquivo texto etc. Se pensarmos em pastas com arquivos pequenos isso não geraria nenhum problema, porém pensemos em uma pasta com arquivos grandes, essa varredura não será tão rápida.

Podemos alterar isso não fazendo essa varredura, entrando no Nautilus -> Editar -> Visualizar no Nautilus  e alterar de sempre visualiza para nunca com isso ele não fará mais a varredura, quando acessarmos pastas com arquivos grandes não teremos mais uma prévia do mesmo porém temos acesso a pasta mais rápido.

Gerenciador de Arquivos Nautilus