Qual a diferença entre mestrado, especialização e MBA ?

mba ou mestrado

Você concluiu o curso superior e esta querendo fazer uma pós-graduação, mas não sabe se vai fazer um MBA, uma especialização ou um mestrado. E você sabe que essa é um decisão importante, afinal uma pós-graduação é um passo importante na vida de qualquer pessoa, mas a escolha certa depende do que você pretende fazer no futuro, as vezes o curso que seu amigo faz nem sempre é o mais adequado a seu perfil e seus objetivos, mesmo que ele recomende.


Conheça o celular mais fino do mundo com a maior bateria : (Veja aqui)

Existem diferentes opções de pós-graduação que servem para diferentes perfis e objetivos, por isso vamos explicar a diferença em cada uma delas :

especializaçãoEspecialização : Algumas regiões do Brasil, também chamam a especialização de pós-graduação,mas pós-graduação são cursos que visam a proporcionar ao estudante portador de diploma universitário o aprofundamento do saber, a especialização é um curso de pós-graduação lato sensu que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Diferentemente da graduação, generalista por excelência, a especialização confere habilidades técnicas específicas a determinado tema.

O cursos duram normalmente de um a dois anos. E na conclusão do curso é conferido um certificado de especialista.

mbaMBA

O Master in Business Administration, é um curso lato sensu voltado para quem quer aprimorar conhecimentos de administração e obter uma visão aprofundada e global do mundo corporativo. É muito procurado por empresários, executivos e gestores.A Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas como “padrão global”.

As aulas costumam acontecer aos sábados ou em alguns dias úteis à noite. As aulas a distância não devem exceder 20% da carga horária.Cresce o número de MBAs com foco em um tema específico, como tecnologia da informação, saúde, marketing ou agronegócio. O aluno deve ficar atento à grade curricular, já que mesmo os MBAs segmentados devem dedicar dois terços do tempo às disciplinas de gestão e administração.

A maioria das escolas exige uma monografa. A Anamba recomenda que essa dissertação seja feita individualmente, com a orientação de um professor, sobre algum aspecto abordado no programa e relacionado ao trabalho do aluno.

[adrotate banner=”11"]

mestradoMestrado

É um curso stricto sensu que aprofunda o aprendizado da graduação. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica.É voltado, em princípio, para quem pretende crescer no circuito acadêmico, e trabalhar como professor ou pesquisador. Mas nada impede que quem atua no mercado encontre no mestrado acadêmico meios de adquirir e aprimorar competências relevantes para o exercício da profissão. Só depende do conteúdo e do enfoque do curso.

O curso tem duração de Dois anos, em média. A carga horária não é grande, mas o curso exige muito empenho fora da sala de aula, para leitura, pesquisa, participação em eventos acadêmicos e redação da dissertação para conclusão do curso.

Uma boa maneira para encontrar a modalidade ideal de curso é imaginar como será o dia a dia num curso lato sensu ou num stricto sensu. Nos lato sensu, os cursos são mais breves e desenhados para a rotina corrida de quem trabalha: as atividades e os trabalhos podem ser feitos nas horas livres, sem comprometer muito a vida profissional. E nos cursos stricto sensu já é mais indicado para quem gosta de pesquisar mais e a dedicação será quase integral, prepare-se: você provavelmente precisará dedicar noites, fins de semana e as férias aos estudos.

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe nosso conteúdo também pelo YouTube