Entrevista

O Mundo Conectado tem a honra de entrevistar, o criador do site  Tirinhas do Zé, o José James, que hoje sem duvida é referência na  área, seu blog esta completando 2 anos de muito sucesso.

MundoConectado : José James, posso te chamar de Zé ? , ou prefere Zé  da Farmácia?

Zé: Pode me chamar de Zé.

MundoConectado : Apesar de ser conhecido na Internet, vamos falar um pouco da sua trajetória para quem ainda não conhece Zé da Farmácia e ter a oportunidade de saber um pouco mais sobre você. Como surgiu o interesse pelo desenho de humor?

: Na verdade eu sempre fui “cômico”, hehehe! Fui viajante (vendedor) a minha vida inteira, e nas hora de folga, juntávamos vários viajantes e as piadas rolavam soltas em nossas conversas. Depois fui trabalhar em um Laboratório Farmacêutico, onde eu era responsável pela parte de Marketing. Tínhamos uma revista, voltada para os médicos e eu sonhava em fazer uma seção de humor na revista. Comecei a publicar piadas escritas, depois tentei contactar algum artista que me cedesse o direito de publicar tirinhas, mas sempre voltadas ao médico…não consegui, então decidi procurar algo na internet que eu mesmo pudesse fazer essas tirinhas e assim começou as tirinhas na Revista…

MundoConectado : Bem, acredito que você sempre deve responder esta pergunta, mas é inevitável, o porquê da criação do blog, o que levou a fazer as tirinhas ?

: Depois de 22 anos de trabalho nesse Laboratório, eu resolvi sair e montar uma farmácia com meu filho (Jimmy), que é farmacêutico. Como eu sou dono do meu próprio negócio, me sobrou mais tempo, pra fazer aquilo que eu sempre quis e não podia por causa das minhas constantes viagens pelo Brasil. Entrei no curso profissional de pintura em telas (2 anos), me formei e comecei a fazer pequenas exposições em bancos, empresas, etc… um dia pedi para meu filho me fazer um blog, para eu expor minhas telas e fazer minhas tirinhas. Ele me disse que era bom não misturar as coisas e então resolvi ficar com as tirinhas…

MundoConectado : Antes da Internet você publicava suas tirinhas em algum lugar ?

Zé : Sim! Nessa Revista do Laboratório Farmacêutico (20 mil exemplares).

MundoConectado : As tirinhas A Farmácia do Zé, são fatos vividos por você na Farmácia ?  Pois a tirinha nº 725, é digna de comercial.

Zé : Algumas eu me baseio em acontecimentos vividos na farmácia, mas especificamente essa (725) foi tirada da Net, hehehe!

MundoConectado : As sugestões e criticais dos seus leitores influenciam muito na sua criação?

: No começo sim. Ficava muito magoado e até xingava eles pelos comentários, muitas vezes maldosos sobre meu blog ou tirinha. Mas depois com o tempo eu fui descobrindo que ignorá-los era mais fácil. Então eu simplesmente não leio e automaticamente não posto comentários negativos no meu blog, pois sei que os mesmos em nada me ajudarão.

MundoConectado : Nesses 2 anos qual tirinha é mais famosa ? Tirando a Nº01 é claro

: Eu fiz essa pergunta pra mim mesmo, hehehe! Pelo fato de eu vir da área médica, comecei a investir mais em um personagem que gosto muito que é o Dr. Roberval, mas ao longo desses anos, muitos outros caíram no gosto do público. Só pra ter uma ideia, eu recebo muito e-mails de pessoas querendo o Bar do Jimmy, por causa daquele “pinguço”, hehehe! Outros preferem a Dra. Lúcia a sexóloga, e muitos adoram o menino João cabeção. Como dá pra ver, hoje eu não tenho um personagem, mas uma linda família!

MundoConectado Você acredita que as tirinhas de jornal perdeu espaço para as tirinhas virtuais ?

: Particularmente, não! Sei de muita gente que ainda curte as tirinhas de jornais, tanto que fui a um grande jornal daqui de Santa Catarina e eles gostaram do meu trabalho, mas os artistas que fazem tirinhas pra esse jornal, já trabalham há anos. Pra entrar não é fácil. Mas mesmo assim eu consegui em um jornal de pequena circulação e uma revista de distribuidora de medicamentos que produz 30 mil exemplares para os estados de SC, PR e RS.

MundoConectado :O MundoConectado, também gosta de abordar a entrevista de uma forma empreendedora, pois afinal de contas, seu site é um empreendimento, você já esta obtendo algum retorno financeiro ?, pretende um dia viver só das tirinhas, assim como outras pessoas já fizeram ?

: hehehe! Não, claro que não. Meu propósito sempre foi a diversão e não o lucro, pois tenho minha profissão que é a farmácia. Mas como eu consegui aliar essa diversão, ganhando também uns trocados, melhor ainda. mas minha prioridade ainda é a diversão, tanto minha quanto do público.

MundoConectado : Como é sua relação com a tecnologia ?

: Apesar de minha idade (52 anos), acredito que me dou muito bem com ela, pois sou um excelente aluno, pego muito fácil, aquilo que me ensinam

MundoConectado : Que Software você utiliza no seu dia-dia, para criar as tirinhas e para atualizar o blog ?

: Eu uso para fazer minhas tirinhas um programa existente na internet, gratuito e simples, chamado “Bitstrips”, é lógico que para que fique mais bonito e com cara de tirinha, eu dou um belo acabamento no Photoshop. E meu blog é feito em cima do Blogger.

MundoConectado : Qual o conselho que você daria a alguém que estivesse querendo entrar no mundo das tirinhas virtuais ?

: O conselho que eu sempre dou para os iniciantes é. Não adianta o camarada ser um ótimo desenhista, se não tiver paciência, gostar do que faz, e principalmente, ter tempo, pois o maior fracasso que eu vejo por aí, é o blog espantar seus seguidores por falta de atualizações.

MundoConectado E você caso queira dar um conselho para o pessoal que esta lendo esta entrevista, qual você daria ?

Zé: Se você quer fazer algo na vida, faça com prazer, pois ao contrário, estará fadado ao fracasso!

O que achou da entrevista ? Qual tirinha que você mais gosta ?  Deixe seu comentário, leva menos de 01 minutinho ….