Todas as atenções estão sempre voltadas para o líder: E agora?

lider

Estar em evidência é um problema para você? Muitas pessoas passam boa parte da vida profissional sonhando em ocupar um cargo de liderança. Entretanto, nem sempre param para refletir sobre como os líderes têm suas vidas expostas durante sua gestão.


O primeiro passo para uma boa liderança é descobrir se você realmente conseguirá lidar bem com análises e julgamentos de toda empresa.

De acordo com Viviane Nishiura, coach de profissionais de Recursos Humanos, existem muitos questionamentos a serem feitos por alguém que deseja ser mais do que um bom chefe. “Vai se indispor com quem? Com a equipe ou com o diretor? Vai ficar pensando nas mudanças que poderá fazer, que gostaria de fazer quando não era chefe? Como tomar decisões, como liderar uma equipe?”.

Existem algumas ferramentas para se preparar para uma liderança de sucesso como o Leader Coach, por exemplo, contudo é preciso conhecer não só os desafios pela frente, mas também a si mesmo.

Principais desafios do líder no ambiente organizacional

Visibilidade extrema

Você gosta realmente de ser o centro das atenções? Aos líderes são atribuídos todos os bons e maus frutos da equipe que está a frente. Dessa forma, ficar em evidência é inevitável. O líder recebe elogios, mas também críticas, além de que todo resultado é considerado de sua responsabilidade.

Por esses motivos, você precisa ter em mente que o tempo todo será observado, analisado e julgado, seja por diretores, outros gestores como você, e principalmente por todos os colaboradores da empresa.

Modelo para liderados

Um bom líder serve de espelho para a maioria dos colaboradores. Logo, você precisa não se importar em ser imitado e até mesmo ser constantemente stalkeado nas redes sociais.

A liderança desperta curiosidade nos membros da equipe, de modo que eles podem passar a agir exatamente do modo como você age por pura admiração. Também podem buscar material com o intuito de agradar ou até mesmo para criticar sua atuação.

A dica da coach Viviane Nishiura é sempre pensar e agir estrategicamente, ainda que não esteja no ambiente de trabalho. Será que você se sente mesmo pronto para isso?

Mediar diferentes pontos de vistas

Uma das principais funções do líder é ser uma ponte entre o operacional e os dirigentes. Mediar conflitos de interesses é uma atividade rotineira, e quem não tem perfil conciliador pode esbarrar em sérios problemas podendo até ser rotulado de mau chefe.

O ideal é que um bom líder procure enxergar o todo. É necessário estar pronto para lidar com embates e mudanças o tempo todo, conseguir ter acesso ao ponto de vista dos colaboradores, e ao mesmo tempo, dos gestores.

Manter a união no ambiente organizacional

Tratar todas as pessoas da empresa da mesma maneira é uma das melhores formas de manter a organização unida e bem integrada. O mesmo respeito que você têm por um líder ou por alguém que ocupa um cargo superior ao seu, é necessário demonstrar por colaboradores que são liderados por você.

Além disso, independente do motivo, não pode haver preferências por determinados colaboradores entre o time que você comanda. Nada causa mais mal estar, desmotivação e desunião em qualquer grupo do que a constatação de favoritismos.

Sente-se mais preparado agora para ser um líder? Comece a considerar todos esses fatores para ter uma liderança de sucesso.