5 empregos esquisitos que não existem mais

leitor profissional

Com a tecnologia, muitos empregos mudaram ou foram extintos, afinal você se lembra de ter visto alguém datilografando hoje em dia ? Por isso separamos uma lista com 5 empregos esquisitos que não existem mais.

Leitor Profissional

As empresas contratavam pessoas para ler em grandes salas de fábricas onde centenas de trabalhadores eram “escravizados” em tarefas repetitivas por horas a fio. A função dos Leitores Profissionais era de entreter os trabalhadores da fábrica, lendo livros, notícias, e até cantando!

leitor profissional

Sim, por mais que pareça algo surreal , isso era bastante comum em uma época que não existia Rádio, iPhone, iPod, Podcast, Computador e outras “distrações” que costumamos usar durante o nosso trabalho.

Acendedor de Postes

postes

Usando varetas ou escadas longas, os Acendedores de Lâmpadas – os famosos lamplighters – acendiam, apagavam e reabasteciam as lâmpadas nas ruas das cidades. A eletricidade e a tecnologia acabou com esse emprego, hoje este trabalho ficou por conta de fotossensores.


Calculadoras Humanas

calculos

As pessoas exerciam uma função parecida com a de um computador nos tempos atuais. Sim, antes de existirem computadores e calculadoras, as pessoas eram responsáveis pelos cálculos matemáticos das empresas. Um serviço feito normalmente pelas mulheres na época.

Despertador de Pessoas

despertador

Sim, em uma época em que os famosos despertadores ainda não existiam, algumas pessoas eram contratadas para garantir que outras pessoas iria acordar no horário certo para seus trabalhos, usando longos cabos de madeiras, pedras, e outras coisas para acordar as pessoas batendo nas janelas!

Leiteiro

leiteiro

Quem mora no interior deve ter visto algum leiteiro na vida. O Leiteiro é o responsável por levar leite fresco até a porta das pessoas. E geralmente – isso nos outros países – quem exercia esse tipo de trabalho eram homens jovens, charmosos e aparentemente sempre bonitos e bem vestidos.