Redes sociais no celular pode te matar enquanto dirige

Os dados de acidentes de trânsito causados por desatenção, principalmente em decorrência do uso de celular ao volante, são cada vez mais alarmantes em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa do departamento de direção geral de tráfico da Espanha, 4 milhões de motoristas espanhóis reconhecem que utilizam o aplicativo Whatsapp enquanto dirigem, e isso também é uma verdade no Brasil.

O problema é tão sério que a justiça considera como um criminoso doloso o motorista que atropela e mata alguém enquanto dirige falando ao celular. Quando usamos o telefone ao dirigir colocamos em perigo não só a nossa vida mas como a de todas as pessoas ao redor. O celular tira nossa atenção, o que resulta em reflexos mais lentos ao volante.

acidente com celular

Para tentar combater esse ato perigoso, a agência belga ESA de Saint Luc Tournai criou uma campanha com peças impactantes que tocam no tema. A imagem de corpos cobertos, supostamente no necrotério, com uma etiqueta da rede social nos pés, dá o tom pesado do alerta. A arte está acompanhada da frase: “Twitter não tem lugar na estrada. O uso do telefone durante a condução é responsável por um entre cada 10 acidentes”.

Cinco dicas para dirigir com segurança

Reduza ao mínimo necessário o uso de equipamentos eletrônicos enquanto dirige

Mantenha sempre as duas mãos no volante

Sua cabeça deve estar 100% focada no ato de dirigir e no trânsito

Não deixe que horários a cumprir interfiram no seu modo de guiar

Permita que os sistemas de auxílio à condução cumpram seu papel (por exemplo, jamais desligue o controle de estabilidade)

Mas atitudes corriqueiras, como manter conversas sérias com passageiros ou olhar frequentemente no espelho retrovisor para ver o que as crianças estão fazendo no banco de trás, aumentam o risco de acidente em 15%; maquiar-se ou ajustar o nó da gravata pode triplicá-lo. Até mesmo divagar a respeito de questões pessoais e/ou profissionais ao volante tira perigosamente o foco da via e do trânsito. Por isso pense muito bem antes de usar o celular no transito.