7 dicas para decorar sua sala de jantar pequena

sala de jantar

Você é daquelas pessoas que acham que é impossível decorar ou convidar amigos e familiares para uma reunião de confraternização por ter uma sala de jantar pequena? Surge aquela vergonha ou medo de não conseguir acomodar todos bem? Ou ainda de ter dificuldades para se locomover por causa da proximidade dos móveis? Pior ainda: ter objetos tão amontoados que tornam pavoroso um local que deveria ser agradável? Esses problemas podem estar com os dias contados.

Para você deixar essas preocupações de lado, elaboramos um guia de decoração de sala de jantar pequena. Assim, você nunca mais evitará convites à sua casa ou até mesmo terá um conforto jamais imaginado ao lado da pessoa amada. Confira as nossas dicas e mãos à obra:

  • Distância

Como trata-se de um cômodo pequeno, a distância dos móveis deve receber bastante atenção. A cadeira e a parede devem estar separadas por, no mínimo, 70 centímetros (ou 80 cm caso o móvel esteja em um corredor de circulação).

  • Estilo

Evite usar cadeiras volumosas, reclináveis e de estrutura pesada. A dica é apostar em modelos ergonômicos, cujo encosto forme um ângulo de 90 graus com o assento. Os móveis devem seguir também o estilo decorativo do ambiente. Em caso de decorações mais modernas, peças com linhas retas e pés palito são boas opções. Já um estilo clássico pede um mobiliário da época vitoriana. As salas de jantar contemporâneas vão bem com cadeiras de diferentes estilos ao redor da mesa. Caso a ideia seja tornar o ambiente mais rústico, o ideal é abusar de móveis repletos de tramas e fibras naturais, além da tradicional estrutura de madeira.

  • Formato

É imprescindível pensar também no formato das peças. Mesas redondas ou ovais são melhores em espaços reduzidos, garantindo mais lugares à mesa. Mesas quadradas acabam ocupando os cantos que poderiam acomodar melhor a sua visita.

  • Itens

Como a sala de jantar é pequena, obviamente, alguns itens terão que ser retirados ou substituídos por outros. O bufê, por exemplo, pode dar lugar a um carrinho de chá ou a uma mesa de canto retrátil. Espelhos também podem dar outra vida ao ambiente. Móveis de acabamento espelhado são uma boa solução, ou ainda um espelho retangular na parede atrás da mesa de jantar para impedir que os convidados fiquem olhando uma área vazia durante as refeições.

  • Integração

Para aproveitar melhor o espaço da residência, você pode integrar sua sala de jantar pequena com a cozinha. Neste caso, a dica é instalar uma coifa potente, para os odores não se espalharem pela casa, e substituir a mesa tradicional de jantar por uma bancada de apoio da pia.

  • Cores

Especialistas recomendam que se invista em tons neutros e pastel, como branco, bege ou cinza, pois são cores que não interferem no apetite das pessoas. Tonalidades quentes (como vermelho ou laranja, por exemplo) aumentam a sensação de fome, enquanto as frias atuam de maneira inversa.

  • Iluminação

Evite deixar cantos escuros e mal iluminados. Instalar spots e um lustre no centro da mesa podem ser excelentes soluções. Em caso de ambiente for integrado, não esqueça de harmonizar a linguagem visual das luminárias e da temperatura de cor das luzes.