Descubra como identificar uma pessoa bipolar

bipolar

O transtorno bipolar ou simplesmente bipolaridade é um transtorno mental que tem como sua principal característica as alterações de humor da pessoa.

O transtorno bipolar se manifesta por meio de duas fases:

Fase maníaca: a pessoa distrai-se facilmente, autoestima muito alta, mais energia, agitação, redução de sono, pensamentos acelerados, hiperatividade, comportamento sexual envolvendo muitos parceiros, pouco controle do temperamento entre outros sintomas.

Fase depressiva (hipomaníaca): a pessoa tem pensamentos negativos de suicídio e morte, falta de apetite, distanciamento dos amigos, falta de interesse em atividades nas quais tinha prazer, falta de energia, desânimo, tristeza entre outros sintomas.

É importante considerar que não é qualquer tipo de alteração no humor que entra na lista de sintomas do transtorno bipolar. Por exemplo, alguém pode não ter dormido bem e passar o dia de mau humor.

O Transtorno Bipolar

A principal característica do transtorno bipolar é a duração dos comportamentos eufóricos ou depressivos por período superior a três semanas. Geralmente, os episódios têm uma manifestação constante e progressiva.

Vale lembrar que em grande parte das situações é necessário a internação do paciente.

No chamado transtorno bipolar clássico a fase depressiva, por exemplo, pode durar em torno de três a seis meses. A fase de normalidade, depois disso, pode durar pelo mesmo período e logo em seguida temos a manifestação da fase de euforia que também pode chegar a durar seis meses. Então o ciclo irá recomeçar.

Com o tratamento aplicado da forma correta o período de duração de cada fase pode ser reduzido significativamente.

Quando procurar ajuda

Não importando qual seja o sintoma apresentado pela pessoa é fundamental que sempre que algum sofrimento for percebido, perda de qualidade de vida ou situações que estejam afetando o dia a dia dela o médico deve ser procurado.

No caso do transtorno bipolar a opinião de mais de um profissional ou procurar alguém que atue especificamente na área reduz a chance de erros. A título de curiosidade, os casos envolvendo transtorno bipolar podem ser confundidos até mesmo entre os profissionais da saúde.

Por fim, fica o aviso de que trata-se de uma doença que causa muito sofrimento ao seu portador. Por isso, há a necessidade de um apoio constante e de muita paciência. Afinal, ninguém adoece por que gosta!

Leia em nosso site : Exaustão mental acelera envelhecimento