Alimentos que as crianças não devem consumir

alimentos crianças

Frutas, legumes e verduras são alimentos indispensáveis para os pequenos. Mas, será que você sabe quais são os alimentos proibidos para crianças? Nós tiraremos suas dúvidas aqui.

Refrigerantes
Todos são ricos em açúcar, conservantes e cafeína. Essa combinação estraga os dentes, causam problemas estomacais e intestinais, além de dificultarem a absorção de ferro.

Chocolates e achocolatados

Os chocolates têm açúcar, cafeína e gorduras. Crianças que os consomem podem ganhar peso, ficarem irritadiças e com o sono comprometido. Já os achocolatados, além do açúcar são ricos em conservantes.

Macarrão instantâneo

Práticos, contudo são verdadeiras bombas de sódio e conservantes. Crianças que têm o macarrão instantâneo em seu cardápio podem ganhar peso.

Embutidos

Salsicha, mortadela, presunto, salame… Os embutidos são ricos em gordura, sal e conservantes.

Sucos industrializados

Em pó ou em caixinha, os sucos industrializados, principalmente os néctares são proibidos. Estes apresentam, no máximo 30% de frutas. Ofereça às crianças sucos naturais com frutas da época.

Mel

Até os dois anos, o mel não é indicado, devido a bactéria Clostridium botolinum que transmite o botulismo, doença cujos sintomas são intestino preso, dificuldades para urinar e visão embaçada.

Bolos prontos e bolachas industrializadas

Possuem apenas açúcar, gordura e conservantes. Para você ter uma ideia, o recheio de apenas uma unidade de bolacha corresponde ao total de gordura diária recomendada para uma criança.

Salgadinhos

Nada de colocá-los na lancheira ou oferecê-los nos intervalos das refeições. Todos são bombas de sódio, especialmente os fritos.

Balas

Zero nutrientes, apenas açúcar, corantes e conservantes. As balas servem apenas para causar cáries e aumentar o peso.

Azeitona

Não ofereça azeitonas às crianças até os 4 anos, pois, elas podem se engasgar com o caroço.

Adoçantes

Os adoçantes têm ciclamato de sódio e sacarina, substâncias que podem trazer problemas aos rins. Caso a criança seja diabética, opte pela sucralose líquida.
Tenha essa lista sempre em mãos quando for alimentar alguma criança. Você pode ser considerado um chato, porém, sua “chatice” colaborará para a saúde do seu filho.