Curiosidades e formas que o café é consumido no mundo

café

Ao lado da cerveja o café é uma das bebidas mais populares do planeta. Apesar da preferência, as suas formas de consumo são tão diversas, que podem fazer com que o consumidor mais desavisado tenha grandes surpresas. Veja como o café é consumido em alguns lugares do mundo:


Especial Natura : Empresa realiza festival com 60% de desconto (Veja aqui)


França: o produto, muitas vezes, é bebido juntamente com chicória;

Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly;

África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre;

Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que se derrete quando entra em contato com o café;

Itália: a preferência é pelo café expresso servido em xícaras pequenas;

Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada;

Cuba: o café é consumido forte e adoçado, e em um só gole;

Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces;

Alemanha: em algumas regiões é servido com leite condensado ou chantilly;

Suíça: adiciona-se ao café um licor, o “kirsch”;

México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

De onde surgiu o café ?

Segundo a lenda, há cerca de 1000 anos trás, um jovem pastor chamado Kaldi, tomando conta do seu rebanho de cabras em uma montanha árida e ressecada na Absínia, hoje Etiópia, observou que, durante a noite, alguns de seus animais desapareciam atrás da montanha durante algumas horas, e voltavam saltitante e e eufóricas. Kaldi ficou irrequieto, pois estava convencido que suas cabras estavam possuídas pelo diabo. Uma noite ele seguiu os seus animais e os viu pastarem com um notável prazer pelos pequenos grãos vermelhos que se encontravam sob o arbusto que nunca tinha visto.

Kaldi consumiu das sementes de café, também acabou se sentindo mais revigorado. Também conta a historia, que o café era usado por padres árabes para que ficassem acordados durante a noite para orarem. já no século XIX o café era usado medicinalmente para tratar dependentes alcoólicos e pessoas com overdose de Ópio.

Kaldi comentou sobre os frutos com um monge da região, que decidiu os experimentar. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yêmen.

Benefícios do Café para Saúde

Café tem praticamente 0% de calorias. É uma grande fonte de cafeína e constitui cerca de 95% do mesmo. Além de alguns minerais estão presentes no café. tais como o sódio, tiamina, Niacina, Ácido fólico, Fósforo, Magnésio, Manganês, juntamente com o potássio e riboflavina.

O café contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade.

O café contém cafeína, que ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas. Ele também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésicos.

Ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas, tais como tempo de reação.

O café tem propriedades anti-cancerígenas. Presença de ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios ajuda a reduzir o risco de câncer de mama.

A ocorrência de cálculos biliares na bexiga pode ser significativamente reduzido pela ingestão de cafeína.

A cafeína pode ajudar na prevenção de prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais. Ela estimula o movimento dos músculos, ajudando, assim, na evacuação eficiente.

O café contém tanino que pode ajudar a remover a formação da placa e ajuda a melhorar a saúde dental.

Efeitos Colaterais do café

Apesar de ser uma bebida muito popular, deliciosa, e com muitos prós, o café é contra indicado para pessoas com problemas de indigestão ácida, hipertensão, diarreia, acidez estomacal, úlceras e palpitações no coração (sintomas de taquicardia), pode causar ansiedade, insônia e nervosismo, podendo causar vício.

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe nosso conteúdo também pelo YouTube