Torta Capixaba de Bacalhau – Aprenda a fazer essa delícia

torta capixaba

Nessa época do ano, todo mundo procura receitas com peixeis e hoje vamos lhe ensinar a receita da nossa leitora Fafá Almeida, uma deliciosa torta capixaba de bacalhau.

A receita é fácil de fazer e resultado fica divino, para quem não sabe a torta capixaba é um prato típico da culinária do estado do Espírito Santo.

Vamos a receita ?

Torta Capixaba de Bacalhau

Ingredientes

1kg bacalhau dessalgado
1kg camarão fresco
1kg carne de siri
12 ovos
2 vidros de palmito (500 gr)
2 cebolas grandes
Tomate, azeitona , alho, coentro e colorau ou tempero colorífico a gosto

Veja em nosso site : Como dessalgar bacalhau bem rápido (em menos de 10 minutos)

Modo de preparo

Em uma panela com água, coloque bacalhau para cozinhar durante 15-20 minutos e depois de cozido desligue e deixe esfriar.

Desfie todo o bacalhau e coloque alho , cebola para refogar, pique a azeitona e o tomate, acrescenta no refogado o camarão e carne de siri. Por fim coloque palmito picado regue com azeite. Coloque sal a gosto e mexa bem.

Bata os ovos e misture na massa, reservando um para finalizar. Coloque tudo numa forma, inclua o restante dos ovos enfeitando com rodelas de cebolas e azeitona. Leve ao forno pré aquecido 200 graus por 30 minutos.

Sirva com arroz branco e salada verde.

Dicas : Na hora de comprar o bacalhau, procure uma posta que esteja bem seca e tenha um tom quase branco ou amarelo desmaiado, bem clarinho.

Se houver sinais de umidade ou manchas de bolor (que podem ser avermelhadas, marrons, amarelo forte ou cinza plúmbeo), é sinal de que a cura não foi feita propriamente e que, depois de salgado, o peixe foi mal conservado.

Se quiser apurar o paladar do bacalhau, de acordo com a receita, deixe-o temperado com azeite e ervas ( p.ex. coentro ou salsa ) ou submerso no leite durante pelo menos 2 horas antes do preparo.

Quer ver sua receita em nosso site ?

Nós adoraríamos receber sua receita especial, que só você sabe fazer e que deixa todo mundo com gostinho de quero mais. Para isso acesse nossa página no Facebook e clique em enviar mensagem ou envie um e-mail para editorial@mundoconectado.net com Ingredientes, modo de preparo e se possível, uma foto.

Gostou da receita de Torta Capixaba ?