Conheça os tipos de vegetarianismo

vegetarianismo

Em linhas gerais, o vegetarianismo é a prática alimentar que exclui todo tipo de carne, mas preserva o consumo de leite e derivados. Entretanto, existem vários tipos de vegetarianismo. Conheça aqui as particularidades de cada um.

1. Lactovegetariano

Os adeptos do lacto vegetarianismo inclui leite e os derivados deste. É considerada uma dieta equilibrada, pois, é rico em frutas, vegetais e laticínios que fornecem vitamina D e cálcio. Os itens desse cardápio ajudam a evitar pressão alta, regula os níveis de colesterol, protege os olhos e ainda fortalece ossos, dentes e músculos.

2. Ovolactovegetariano

O ovolactovegetariano come ovos e leite/derivados. Veja um exemplo de cardápio ovolactovegetariano:
Café da manhã

• 1 copo de vitamina de abacate e 3 torradas integrais com manteiga;
Lanche da manhã

• 1 copo de suco verde com couve e 4 bolachas cream cracker;

Almoço/Jantar

Prato principal: 2 hambúrgueres de soja, 4 colheres de sopa de arroz com ervilhas, salada de alface, pepino, tomate e berinjela.

Sobremesa: 8 morangos

3.Veganismo

Além de não comerem nenhum tipo de carne, ovos, leite/derivados, os vegans também não usam roupas de tecidos de origem animal (couro, seda e lã), cosméticos, produtos de limpeza e quaisquer produtos que tenham proteína ou que sejam testados em animais.

4. Frugívoro

Tipo de vegetarianismo que permite apenas o consumo de frutas.

5. Crudívoro

Alimentação que contempla o consumo de alimentos crus ou cozidos, a no máximo 42o
Mas, como aderir ao vegetarianismo?

Ninguém se torna vegetariano, ovolactovegetariano, lactovegetariano ou vegano da noite para o dia. O primeiro passo é procurar ajuda de um nutricionista. O profissional irá ajudá-lo a excluir as carnes aos poucos. O primeiro passo será trocar a carne bovina e suína pelas carnes de frango e peixe. Os queijos, requeijões e iogurtes tradicionais serão ser trocados pelas versões sem lactose e com soja.

A modificação gradual do cardápio é importante para não chocar o organismo e para você se acostumar com esse novo estilo de vida.

Veja em nosso site : As piores comidas do mundo, teria coragem ?