Exames preventivos que toda mulher deve fazer

Exames preventivos.j

Todos devem realizar check-up anualmente. As mulheres, geralmente mais atentas aos cuidados com a saúde sabem a importância da prevenção. Para reforçar isso, listamos os exames preventivos que toda mulher deve fazer. Será que algum deles está fora da sua lista ?

Exames ginecológicos

A primeira consulta deve ser após a primeira menstruação ou relação sexual. No primeiro caso, o ginecologista abordará questões sobre o ciclo. Quando a primeira visita ocorre com a perda da virgindade é realizado o papanicolau, para detectar possíveis alterações no útero.

Ao longo da vida, a mulher deve ir ao ginecologista anualmente. Além do papanicolau, ultrassom pélvico transvaginal e mamas, vulvocospia e colposcopia são os principais exames. A partir dos 30 anos são incluídos a mamografia.

Exames de sangue e urina

Exames para monitorar o colesterol, avaliar as funções hepáticas e renais também estão na lista. Esses exames são associados com o de urina.

Densitometria óssea

Ele avalia a condição dos ossos e detecta a osteoporose. A densitometria começa a ser solicitada na menopausa, contudo, se a mulher for sedentária, fumante, tiver cálculo renal, problemas na tireoide e doenças gastrointestinal e reumática, o exame deve ser realizado sempre. O exame deve estar associado a medição de cálcio.

Exames na tireoide

Ela é responsável pelo crescimento, regula a fertilidade e os ciclos menstruais e interfere no peso. Na faixa dos 40, as alterações hormonais podem causar o hipotireoidismo, acarretando na baixa liberação de hormônios.

Exames cardiológicos

Os cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados com a menopausa. Durante esse período aumentam os riscos de doenças cardiovasculares. Na menopausa também fazem-se ainda mais presentes as medições dos níveis de colesterol.

Exames sorológicos

Indicados para as futuras mamães, eles detectam rubéola, citomegavirose e toxoplasmose. Tais doenças fazem o bebê nascer com problemas mentais, físicos e cego. Em casos graves, ocorre a morte do feto.

Avaliação do sistema reprodutor

A hiteroscopia e a histerossalpinografia avaliam os órgãos reprodutores também são solicitados às mulheres que pretendem engravidar.

Dicas sobre exames preventivos para mulheres, alimentação, beleza e tudo que você quer saber aqui no Mundo Conectado.