Mitos e verdades sobre o leite na alimentação

LEITE NA DIETA

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de leite. Pode até não conseguir beber por algum motivo, como a alergia à lactose ou até mesmo em função de um programa de redução de peso, mas seus sabor é inegável. Existem muitos mitos e verdades sobre o leite na dieta e esse é um assunto que definitivamente precisa ser esclarecido.


Atenção : Aprenda um novo idioma rápido e fácil (Veja aqui)

Um desses mitos é aquela velha história de que o leite orgânico é mais seguro que o normal. Para os nutricionistas e especialistas em alimentação, os dois tipos de leite são seguros para o consumo. A única diferença do orgânico para o normal é o fato das vacas produtoras não receberem hormônios ou antibióticos para aumentar a produção do leite.

Um outro mito bem antigo é de que o consumo do leite causa pedras nos rins. Os nutricionistas explicam que o cálculo renal está relacionado ao cálcio, um mineral presente em grande quantidade no leite e derivados.

Apenas se o organismo consumir cálcio em excesso que o risco de adquirir cálculos nos rins aumenta, porém o consumo moderado do leite não oferece nenhum risco quanto a isso.

Outra coisa que precisa ser esclarecida é que o leite desnatado não é apenas leite integral misturado com água. Esse é um dos mitos mais fortes em relação à essa dieta. O leite desnatado apenas oferece um teor reduzido de colesterol e gordura saturada.

Veja em nosso site : Conheça as frutas que desintoxicam seu organismo

Não existe nenhum acréscimo de água e muito menos redução de nutrientes, garantem os nutricionistas.
Muitas pessoas acreditam que o leite deve ser cortado da alimentação, porém muitos especialistas garantem que ele deve permanecer na dieta, sendo evitado apenas em casos de alergias. Caso contrário sua ingestão é recomendada porque é uma excelente fonte de proteína e o cálcio contido no leite é mais bem absorvido pelo corpo, se for comparado com outros alimentos que se enquadram como fonte desse mineral.

Em resumo pode-se afirmar que o leite é totalmente saudável e deve ser mantido em sua dieta.

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe nosso conteúdo também pelo YouTube