Pensamento negativo pode gerar doenças

Uma antiga crença popular acaba de ganhar comprovação científica. Publicado na revista Science Translational Medicine, um estudo liderado pela Universidade de Oxford, da Grã-Bretanha, com a participação de outras três instituições europeias, mostrou que o pensamento negativo pode, sim, ter consequências nocivas. Pelo menos quando o assunto é saúde, o pensamento negativo pode influenciar a cura, a pesquisa provou que um paciente pensa que o tratamento não vai funcionar, ele provavelmente não irá, mesmo com as melhores técnicas ou os mais potentes medicamentos.

Na ciência, os pessimistas são classificados como pessoas que interpretam as dificuldades como fracassos e sempre esperam o pior. Eles sofrem muito. Acham que o mundo é injusto, são inflexíveis e obsessivos, destaca a presidente da Isma – International Stress Management Association no Brasil e Ph.D. em psicologia, Ana Maria Rossi.

A pessoas que tem muitos pensamos negativos vivem situações de sofrimento com muito stress, por isso o cérebro vai liberando substâncias como cortisol e adrenalina, que entendem que devem preparar a defesa do corpo para a “guerra” que virá. Essas descargas hormonais são benéficas nos indivíduos saudáveis, mas nos pessimistas elas se tornam muito repetitivas, enfraquecendo o sistema imunológico e consequentemente atraindo as doenças.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Estudo

No estudo os pacientes foram acomodados em um aparelho de ressonância magnética, com tubos intravenosos nos braços, os participantes foram expostos a uma dor física, provocada por uma fonte de calor, mas passaram a receber um analgésico potente para inibir a dor.

Em determinado momento, ficaram sabendo que o medicamento seria cortado. Um certo tempo depois, os relatos de sofrimento aumentaram muito, mas eles continuavam medicados. Segundo os pesquisadores as imagens da atividade cerebral dos voluntários, confirmaram que eles realmente sentiam o desconforto relatado. Em outras palavras, a certeza de que a situação iria piorar anulou o efeito do remédio.

Como melhorar o pensamento negativo

Para ajudar pacientes a superarem o negativismo, a psicóloga Ana Maria Rossi costuma ensinar um método simples, desenvolvido na década de 80, chamado de técnica da visualização, que é feito em 3 etapas :

1. Sempre que você estiver em uma situação que desencadeie algum pensamento negativo, pare o que está fazendo e respire fundo.

2. A ideia é que você “engane” seu cérebro. Em função de fatores neurológicos, ele não diferencia o real do imaginado. Para isso, antes que ele comece a produzir os hormônios relacionados ao pessimismo, substitua o pensamento negativo por um positivo e visualize a cena.



3. Repita o processo sempre que necessário e se programe para agir dessa forma até que passe a ser algo natural”

Pessimismo tem cura

O pessimismo está associado a depressão ou ansiedade. Dependendo da gravidade dos sintomas, o paciente só supera a situação com terapia e medicamentos.”É difícil, mas se a pessoa reconhecer o problema, consegue vencer ” o psiquiatra Fernando Lejderman, e completa “É difícil, mas se a pessoa reconhecer o problema, consegue vencer “.

Você achou útil ?

0 pontos
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

carro

Mulher tem o carro roubado e policia encontra carro melhorado

Amigos de infância, vão se casar depois que um virou mulher