Como criar e vender cursos online?

criar cursos

Escolher plataforma EAD que ofereça o máximo de soluções tecnológicas para criar cursos online facilita bastante a vida de profissionais, empresas e instituições de ensino.

O Ensino à Distância (EAD) no Brasil vem crescendo muito a cada ano. Segundo os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, as graduações online tiveram um aumento de 3,9% em 2015, na comparação com 2014. Já as aulas presenciais em universidades cresceram apenas 2,3% no mesmo período.

Mas, o sucesso do EAD não se limita apenas às graduações e áreas acadêmicas. O número de cursos livres à distância (e de aperfeiçoamento), entre outros, também só vem aumentando nos últimos anos.

Com o auxílio de uma plataforma EAD moderna e simples de usar, muitos profissionais estão compartilhando seus conhecimentos e experiências de mercado por meio de cursos online. Além disso, muitas empresas também estão apostando no e-learning para treinar seus colaboradores otimizando tempo e reduzindo custos.

Como criar cursos online

A criação de cursos pela internet é o objetivo de muitos especialistas. Mas, não saber muito bem como começar faz com que esses profissionais acabem adiando o projeto.

Elaborar conteúdo didático que seja atraente, estratégico de alta qualidade é o primeiro passo para quem pretende ministrar e criar cursos online. Mas, ao mesmo tempo, é preciso focar sempre no público-alvo correto. Dessa forma, é possível criar cursos online que compartilhem informações relevantes com pessoas que realmente têm interesse em saber sobre o tema.

Ou seja, o profissional irá empacotar seus conhecimentos com base em uma demanda existente. Ela pode ser identificada por meio de pesquisas e até pedidos feitos por pessoas que o especialista se relaciona no cotidiano (seja por redes sociais, e-mails marketing, sugestões, etc.)

 8 dicas para criar cursos onlines

  • Identifique um tema que você conhece a fundo (ou que tenha paixão para se aprofundar)
  • Pesquise bastante sobre o assunto
  • Crie o curso online com um conteúdo que resolva algum problema relativo ao tema abordado
  • Elabore o conteúdo programático e cronograma de aulas online
  • Identifique potenciais alunos (pessoas que gostariam de ter o problema que o curso EAD aborda resolvido)
  • Encontre uma plataforma EAD que ofereça o máximo de soluções tecnológicas para você ter o mínimo de trabalho com a parte técnica (quanto maior personalização melhor)
  • Disponibilize certificados para os alunos
  • Só realize o lançamento do seu curso online quando estiver tudo perfeitamente planejado, executado e divulgado.

Como vender cursos online

É possível realizar a venda de cursos online de diferentes formas. Você pode dividir o conteúdo em módulos ou apenas uma aula específica. Até trabalhar com assinaturas com acesso por tempo ilimitado e conteúdo exclusivo.

 

A escolha de um ou todos esses tipos de venda de cursos EAD irá depender da estratégia do profissional ou empresa responsável pela criação das aulas pela internet.

Ferramentas de marketing são indispensáveis em plataformas EAD

Outra dica que facilita bastante vender cursos online é investir em inbound marketing. Algumas plataformas EAD oferecem integração com softwares da área como Google Analytics, RD Station, Hubspot, Google Tag Manager, entre outros.

 

O ideal é dar preferência a esse tipo de solução tecnológica, porque além de otimizar tempo, é possível reduzir custos. E garantir um suporte adequado para que a criação e venda de cursos EAD seja um sucesso.

Redes sociais

A interação com os possíveis alunos e também os antigos (caso já os tenha) é uma necessidade para vender cursos online. Vale a pena criar grupos no Facebook, além da Fanpage da instituição ou do profissional, e realizar lives sempre que possível.

 

Assim como os e-mails mkt, a transmissão ao vivo via Facebook ou YouTube é uma ação estratégica de marketing de relacionamento. O live, quando bem feito, é muito eficaz em alavancar vendas de cursos online.

Webinários

Além disso, é possível criar webinários para aprofundar o relacionamento com suas audiências. Algumas plataformas EAD permitem esse tipo de ação estratégica que facilita vender cursos online.