Conheça os sintomas da menopausa

sintomas da menopausa

Com a menopausa a menstruação cessa, bem como a produção dos hormônios progesterona e estrogênio. Ela começa entre os 45 e 55 anos um ano depois do último ciclo menstrual. Antes deste período a mulher passa pelo climatério, onde a menstruação torna-se esporádica. Ondas de calor e sudorese intensa são alguns dos principais sintomas da menopausa, conheça outros aqui.

Alterações de humor

As mulheres no climatério e na menopausa tendem a ter crises de ansiedade, irritabilidade e até depressão. Tais oscilações são explicadas pela diminuição do estrogênio e da progesterona, hormônios ligados ao bom funcionamento do sistema nervoso.

Libido em baixa

Além da diminuição da libido, a mulher também tem coceira e secura vaginal. Sintomas da menopausa também ditados pela queda hormonal. Quando ainda há disposição para o sexo, este torna-se doloroso, pois, não há mais lubrificação.

Aumento da gordura corporal

Na menopausa tem-se o aumento da gordura corpórea. As principais modificações são alteração do tecido mamário por gordura e o maior acúmulo de gordura na barriga.

Doenças cardiovasculares

As mulheres na menopausa têm mais risco de terem doença coronariana. Esta caracteriza-se pela presença de gordura nos vasos sanguíneos que impedem a circulação sanguínea. A doença coronariana é principal responsável pela morte de mulheres nessa fase.

Problemas no sistema urinário

Dificuldades e dor para urinar, não conseguir controlar o xixi e infecções urinárias frequentes.




Fraqueza óssea

Os casos de osteoporose são comuns na menopausa, devido ao aumento da porosidade dos ossos. Os médicos costumam prescrever suplementação mista de vitamina D com cálcio.

Diminuição de colágeno

O colágeno forma e mantém a saúde dos cabelos, unhas e pele. Na menopausa há uma redução significativa, por isso a pele fica ressecada, enquanto unhas e cabelos mais quebradiços.

Outros sintomas da menopausa

Insônia, lapsos de memória, fadiga extrema, palpitações cardíacas, calafrios e até o surgimento de espinhas são sintomas da menopausa. É importante frisar que nem todas as mulheres apresentarão todos os sintomas relatados, a intensidade também varia caso a caso.

Veja em nosso site : Famosos que mudaram hábitos para viver mais e melhor

Você conhecia os sintomas da menopausa? Aqui no Mundo Conectado tem artigos de saúde, alimentação, beleza e tudo o que você quer saber.