Descubra se a empresa ou seu patrão está pagando o seu INSS e FGTS

inss

Para evitar surpresas desagradáveis na hora de se aposentar ou de sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o trabalhador deve sempre verificar se os seus direitos estão sendo recolhidos corretamente, pois, sempre que alguém trabalha com carteira assinada, tem um desconto em folha de pagamento relativo à contribuição para o INSS, mas algumas empresa e patrões recolhem o direito mas não destinam ao INSS, o que pode prejudicar a aposentaria do trabalhador e outros benefícios como auxílio-doença ou um salário-maternidade.


Natura faz megapromoção relâmpago com produtos premiados: (Veja aqui)

A empresa ou empregador (no caso de empregados domésticos) que não paga o INSS do empregado comete crime previdenciário. O nome deste crime é apropriação indébita previdenciária, previsto pelo art. 168-A do Código Penal.

Como solicitar o INSS ?

Você pode verificar se sua empresa ou empregador está pagando seu INSS corretamente através da internet, mas para acessar seu extrato do INSS (Vínculos e Contribuições), você precisa comparecer a uma agência do INSS para cadastrar uma senha. E antes de comparecer a uma agencia você deve fazer o agendamento de seu atendimento pelo site (aqui) ou Central de Atendimento no telefone 135.

Com a senha em mão, basta acessa o site da Previdência Social e selecionar Extrato de Vínculos e Contribuições Previdenciárias.

Outra opção é consultar pessoalmente em uma agencia do INSS e solicitar o seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é um documento no qual constam as informações de contribuições ao INSS.

Atenção : No dia de seu atendimento leve um documento de identificação com foto e o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF (obrigatório).

FGTS

Já o recolhimento do Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS), pode ser consultado de maneira mais simples, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, aqui e acessar o menu Para trabalhadores e selecionar o FGTS. Caso você nunca tenha acessado seu extrato de fgts é necessário criar uma senha, mas diferentemente do site no INSS, a senha do FGTS pode ser feita no próprio site, para isso você precisa sabe seu número de PIS ou PASEP (pode ser encontrado na suca carteira de trabalho).

No site são apresentadas todas as contas vinculadas do FGTS para o número de inscrição PIS/PASEP informado, e o Extrato Completo apresenta o saldo atualizado e todos os lançamentos das suas contas de FGTS desde o primeiro depósito.

Caso você não tenha acesso a internet também é possível realizar a consultar nas agencias bancarias da Caixa Econômica Federal ou em uma loteria, mais ser você tiver o cartão cidadão você também pode realizar a consulta pelo o caixa eletrônico na Caixa Econômica Federal .

Para realizar essa ou qualquer outra movimentação nesta conta do FGTS é necessário ter o cartão cidadão presente em mãos, já os que comparecem diretamente nas agencias caixas precisam esta portando documento original de identificação e a carteira de trabalho aonde consta o número de Pis.

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe nosso conteúdo também pelo YouTube