Nova regra da ANTT permite desconto em passagem de ônibus

AnTT passagem de ônibus

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou recentemente uma nova regra sobre promoções para passagens de ônibus interestaduais. Com a resolução 5396, a ideia é que o setor rodoviário tenha mais liberdade para criar ofertas de acordo com a demanda ou com a estratégia comercial de cada empresa.

Essa prática já é bastante comum nas companhias de transporte aéreo de passageiros. No caso do serviço rodoviário, os preços das passagens são regulados pela ANTT e há uma tarifa máxima a ser praticada.

O que mudou?

Com a resolução divulgada pela ANTT, as empresas poderão fazer promoções para trechos específicos, o que trará mais economia para os passageiros. No entanto, as companhias serão obrigadas a explicar de forma clara todos os detalhes da oferta e as normas para troca ou cancelamento do bilhete.


>> Veja também : Os mais novos celulares para fotos do mercado : (Acesse aqui)


Antes, um ônibus que atravessava diversas cidades do Brasil, por exemplo, não podia fazer promoções para trechos mais curtos. O desconto só valia para a linha inteira. As empresas até podiam oferecer tarifas promocionais, mas lidavam com muitas restrições e precisavam avisar previamente à ANTT.

Vale lembrar que a promoção tarifária não vale para passagens com isenções e descontos determinados pela lei, como acontece com estudantes e idosos.

Além disso, caso o viajante precise remarcar a data da passagem comprada na promoção, ficará sujeito às normas da empresa para fazer a mudança. Ou seja, talvez ele precise pagar mais caro e perca o desconto concedido anteriormente.

O maior benefício dessa medida é para o consumidor, que agora poderá comprar com preços mais baratos. Isso porque a novidade gera mais competitividade entre as empresas e poderá fazer com que elas se preocupem mais em lançar promoções entre diferentes trechos.

A Viação 1001 vende bilhetes para diversos destinos, entre eles, Rio de Janeiro e São Paulo. Com a resolução, as passagens da 1001 poderão ter preços mais em conta para diferentes tipos de ônibus, incluindo leito, semi-leito, convencional e executivo.

Inscreva-se e curta osso canal e acompanhe nosso conteúdo também pelo YouTube