Sites falsos de emprego já enganaram mais de 300 mil, veja como não cair no golpe

Com o desemprego em alta, muitos golpistas estão iludindo as pessoas com falsas promessas de emprego de empresas reconhecidas nacionalmente.

Leia em nosso site : Saiba como não cair nos novos golpes no WhatsApp

O Brasil tem mais de 12 milhões de pessoas desempregadas, com isso a procura de nova colocação no mercado é grade, por isso golpistas tentam levar a pessoas para sites maliciosos,  fornecer seus dados pessoais e até mesmo as credenciais de acesso ao Facebook. Esse tipo de golpe já pegou mais de 300 mil pessoas.

Eles usam o nomes de marcas como Coca Cola, Carrefour entre outras, para aparentar credibilidade e enganar. Ao clicarem nesses anúncios publicados no Facebook e no Whatsapp, as pessoas tem que preencher um formulário que solicita nome completo, data de nascimento e a posição profissional que gostariam de ocupar. Dependendo do golpe, também é solicitado o telefone de contato.

Depois disso as páginas solicitam que, para darem andamento ao cadastro na vaga, o usuário compartilhe o processo seletivo com amigos pelo WhatsApp. Dessa maneira, o hacker consegue impactar um grande número de pessoas em pouco tempo.

Alem disso é solicitado o numero de celular, assim a pessoa acaba assinando um serviço de SMS pago e tambem acaba instalando aplicativos falsos no celular.

golpe
No Facebook os golpitas utilizam o nome de várias empresas famosas e sempre pedindo urgência

“Hackes estão se aproveitando da alta taxa de desemprego no país para chamar a atenção para falsas promessas de vagas. Na intenção de se recolar no mercado de trabalho, muitas pessoas estão se cadastrando em anúncios sem antes se certificarem sobre sua veracidade. Percebemos, ainda, que muitos brasileiros estão compartilhando seus números de celular nas páginas falsas na expectativa de aumentarem suas chances na conquista das vagas anunciadas, o que aumenta ainda mais o risco de roubo de dados e aplicação de outros golpes futuros pelos cibercriminosos”, comenta Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

Como não cair no golpe do falso emprego

Pode parecer clichê, mas se você viu anuncio de emprego bom como na imagem acima, desconfie. Mas se mesmo assim você tiver duvidas entre no Google digite o nome da empresa e entre no site oficial dela e procure a seção Trabalhe Conosco, lá vai estar as vagas em aberto da empresa ou como se candidatar a uma vaga.

Sempre desconfie desses anúncios, mesmo compartilhado por amigos, a melhor forma de encontrar essas vagas é procurando em site de empregos confiáveis e no site oficial dessas empresas.

Caiu no golpe ?

Se você caiu no golpe ou preencheu um formulário parecido de emprego, a primeira coisa que você deve fazer é alterar sua senha do Facebook, depois ligar na sua operadora e verificar se tem algum serviço de sms cadastrado, se tiver peça para remover para que seu prejuízo não cresça.

Alem disso, como sempre falamos, deixe sempre um antivírus atualizados no seu computador e no seu celular.

Nota à imprensa

O Carrefour esclarece as vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com, InfoJobs e em seu perfil oficial no LinkedIn.

Leia em nosso site : Conheça os melhores antivírus gratuitos para celular