Veja como não cair no golpe do FGTS

golpe fgts inativo

Um novo golpe promete o cronograma do saque do FGTS inativo e esta prejudicando muitas pessoas. Saiba como se proteger.


Atenção : Aprenda um novo idioma rápido e fácil (Veja aqui)

Uma mensagem vem circulando prometendo a data que o FGTS inativo será liberado, mas quando a pessoa clica no link o aparelho é infectado com um vírus que rouba os dados da pessoa. Segundo Camillo Di Jorge, presidente da empresa de segurança ESET,
“Os cibercriminosos procuram convencer suas vítimas a abrirem um anexo malicioso que inicia uma sequência de downloads para, ao final, executar um banker na máquina e roubar os dados bancários do usuário.”




A mensagem, mesmo com as informações anunciadas pela Caixa Econômica Federal de que o calendário será divulgada na primeira quinzena de fevereiro, tem levado muitos usuários ansiosos a serem vítimas dessa fraude. Depois de infectado o vírus procura os dados bancários usados pela pessoa.

Os bancos alvo desse golpe são :
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco (NET Empresas)
Caixa Econômica Federal

Citi Bank
Itaú
Santander (e ContaSuper)
Sicoob
Sicredi

Caixa
Um dos modelos das mensagens com vírus




Confira algumas dicas para ficar seguro

Não abra anexos ou clique em links suspeitos, principalmente se vier de origem desconhecida. Caso o assunto seja de interesse público, procure verificar a informação antes de abrir o anexo.

Utilize soluções de segurança de boa reputação. Para evitar o comprometimento das máquinas, é interessante utilizar filtro de email, antimalware, controle web, proteção de DNS, entre outros. Caso alguma dessas soluções bloqueie alguma etapa da sequência de execução, o malware não funcionará.

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe nosso conteúdo também pelo YouTube