Novo vírus no Andorid bloqueia celular e pede resgate

Uma vez instalado, o vírus no Andorid bloqueia o uso de alguns recursos, aplicativos e até mesmo de todas as funções do dispositivo. No último caso, o dono perde o acesso às fotos, vídeos e informações guardadas no aparelho.

Após o ataque, o smartphone passa a exibir somente uma imagem que exige o pagamento de uma quantia em dinheiro, acompanhada da promessa de que o usuário recuperará o acesso ao aparelho. “O valor do resgate varia. Já encontramos ataques que exigem US$ 30 e outros que pedem US$ 2 mil. Mas o usuário nunca sabe se ele terá acesso ao aparelho de novo”, diz Nelson Barbosa, especialista em segurança digital da fabricante de antivírus Norton.

Aplicativo falso, Android Defender esconde vírus que sequestra smartphoneO ransomware é um tipo de vírus que bloqueia o sistema e exige resgate, antes restritos aos computadores com sistema Windows, os vírus que sequestram e pedem resgate, também conhecidos como ransomware , estão de olho nos usuários de smartphones e tablets com Android .

Normalmente, ransomwares podem ser encontrados e removidos sem que necessite dar dinheiro aos crackers. No entanto, a última versão do Cavalo de Troia criptografa imagens, documentos e arquivos executáveis para impedir as tentativas de remoção, segundo informou o blog da AVG News and Threats.

já a Norton identificou o primeiro vírus direcionado para usuários de Android em julho. O vírus estava presente em uma loja de aplicativos de terceiros, disfarçado de um aplicativo de antivírus chamado de “Android Defender”. Quando instalado, o aplicativo passava a exibir diversas mensagens de alerta sobre a existência de vírus no smartphone.

Cuidados

A melhor forma de evitar um ransomware, segundo os especialistas, é baixar programas apenas por meio da loja virtual Google Play. Ela não está completamente livre de aplicativos maliciosos, mas tem nível de segurança maior do que o de lojas alternativas.

Outro passo importante é instalar um aplicativo de antivírus para Android. No Google Play, há diversas opções de antivírus , muitos deles gratuitos, como o AVG Mobilation Anti-Vírus ou o Norton Mobile Security, que avisam o usuário sobre downloads suspeitos.

E sempre deixe atualizado seus backups de fotos, videos e outros arquivos.

Com informações do IG