Como tirar carteira de motorista digital

A chamada CNH-e começará a ser emitida em todo o território nacional a partir do mês de fevereiro deste ano.

No mês de julho de 2017 o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) aprovou a Carteira Nacional de Habilitação Digital. Descubra o que muda e como tirar carteira de motorista digital.

O que é a carteira de motorista digital

A versão digital da carteira de habilitação poderá ser acessada pelos interessados via dispositivos móveis. A CNH-e será disponibilizada para aparelhos com o sistema operacional iOS e Android. É importante destacar que, mesmo sendo digital, ela agrega o mesmo valor jurídico do documento impresso. Além disso, vale ressaltar que o documento será criptografado. O objetivo é evitar que problemas envolvendo cópias e a segurança possam ser evitados.

Os condutores e futuros motoristas também precisam estar cientes que a Carteira Nacional de Habilitação vai continuar sendo impressa da mesma forma como foi feito até hoje. Porém, no caso da versão digital, os interessados precisam fazer um requerimento. No início do processo apenas os condutores que tiverem a versão impressa com QR Code poderão fazer a solicitação. Esse modelo (com o código) começou a ser disponibilizado no início de 2017.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Quanto aos demais condutores, o requerimento para a CNH-e poderá ser feito quando fizerem a próxima renovação do documento.
Por fim, é preciso lembrar que os motoristas que forem pedir o novo registro terão que efetuar seus cadastros no portal de internet do Danatran. É preciso fazer a confirmação do cadastro por meio do link que é enviado para o email do usuário. Isso é necessário uma vez que cada usuário do app contará com um nome de cadastro e uma senha pessoal. Para saber mais acesse o site da CNH Digital.

Veja em nosso site : CNH social – Carteira de habilitação gratuita é golpe e já pegou 270 mil brasileiro

Como tirar carteira de motorista digital

Tem carteira de motorista emitida antes de 05/17

Caso sua carteira tenha sido emitida antes de 2 de maio de 2017, você dever ir a um CFC e solicitar uma segunda via da CNH (para a CNH digital isso é obrigatorio, pois a partir dessa data as CNHs tem QRcode).

Dica : Quando for solicitar a 2 via não deixe de atualizar seu número de celular e endereço de e-mail.

Acesse o Portal de Serviços do Denatran e cadastre seus dados.

Após o cadastro ser efetuado no Portal de Serviços do Denatran, vá em “Menu CNH Digital”, em seguida clique em “Ativação”, então você receberá o e-mail com o código de autenticação.

Baixe o aplicativo “CNH Digital”. O seu primeiro acesso será com o código de autenticação e após, será possível gerar uma nova senha com quatro dígitos.

Já tem carteira de motorista com QR code

carteira de motorista com QR code
Carteira de motorista com QR code

Se sua carteira de motorista já tem o QRCode (O quadrado impresso atrás, conforme foto acima) e você tem um certificado digital, pode acessar o Portal de Serviços do Denatran e cadastrar seus dados.

Caso tenha esquecido de informar seu e-mail e telefone quando tirou sua carteira de motorista ou você não tenha um certificado, vá a um CFC e faça a atualização. Então, acesse o Portal de Serviços do Denatran e cadastre seus dados.

Após o cadastro ser efetuado no Portal de Serviços do Denatran, vá em Menu “CNH Digital”, em seguida clique em “Ativação”, então você receberá o e-mail com o código de autenticação.



Baixe o aplicativo “CNH Digital”. O seu primeiro acesso será com o código de autenticação e, após, será possível gerar uma nova senha com quatro dígitos.

Parece complicado, mas tirar a carteira de motorista digital é ótimo, pois você poderá dirigir somente portando seu celular e as vezes isso pode te salvar de uma multa. Mas lembre-se de sempre estar com o celular carregado, porque caso fique descarregado e você seja parado, será considerado que a CNH não está sendo portada.

Você achou útil ?

0 pontos
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Pensamento negativo pode ser contagioso

Pensamento negativo pode ser contagioso ?

perfil do facebook

5 dicas para proteger seu perfil do Facebook