Governo de SP libera celular em sala de aula, será que vai dar certo ?

celular na sala de aula

O uso da tecnologia na educação é muito bem vinda, mas será que liberar o uso do celular na sala de aula pode ser bom para os alunos ?

O governo de São Paulo sancionou o projeto de lei 860/2016 que libera o uso de telefones celulares em sala de aula para fins pedagógicos, permitindo que sirvam como auxiliadores no aprendizado.

“A Secretaria de Educação tem feito um excelente trabalho de tornar a escola mais atraente para os jovens e de melhorar a qualidade do ensino. A internet no celular abre inúmeras possibilidades de atividades e pesquisa. Será um grande salto em benefício dos alunos”, disse o governador Geraldo Alckmin.

E o governo de SP pretende colocar Wi-fi e banda larga em todas a rede estadual de escolas até 2019.

Uso de tecnologia nas escolas

Segundo pesquisa do Cetic.Br, os laboratórios de informatica estão presente em 81% das escolas públicas, mas um pouco mais da metade estão em uso.

“Apesar de sermos um dos primeiros países na América Latina a termos uma política de  Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, a plena adoção de computadores e da internet nas rotinas de ensino e aprendizagem ainda é limitada, seja por deficiências na infraestrutura, seja por limitações na capacitação do professor”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Uma reclamação geral é que muitos professores não estão capacitados para trabalhar com um computador em sala de aula,  a falta de capitação somada as rápidas mudanças tecnologia vão contribuindo para o não uso de tecnologia nas escolas brasileiras.

A tecnologia é uma potencializadora dos processos de ensino e aprendizagem, mas a escola tem evoluir e criar a cultura da construção do conhecimento. E os governos estão sentido que devem fazer algo.

Leia em nosso site : Como testar e melhorar a qualidade da sua internet

Mas será que liberar o uso de um aparelho pessoal como o celular, nas salas de aulas, ajudarão no aprendizado ? Comente abaixo.