Como fazer um bom currículo para reconquistar um emprego

curriculo

Esse ano as demissões estão batendo recordes, a crise econômica está fazendo com que muitos brasileiros fiquem meses sem emprego. Ter um bom currículo é passo fundamental para voltar ao mercado, pois antes de chamar o candidato para uma entrevista os currículos passam por uma seleção, se somente com um bom currículo você irá conseguir passar desta etapa. Por isso hoje vamos ensinar dicas para você fazer o currículo ideal.

Como fazer um bom currículo

Um dos pontos mais importantes, é saber definir exatamente quais são os principais objetivos do seu currículo, exemplo se você quer trabalhar na área de vendas seu currículo deve informar isso, e caso tenha tido vários empregos, liste apenas aqueles que tem a ver com seus objetivos.

Se as suas experiências estiverem condizentes com seus objetivos profissionais e se o currículo está bem escrito, sem erros de português, você já saiu na frente da concorrência.

Saiba quem está no comando

Saber quem está no comando das empresas nas quais gostaria de trabalhar é muito importante. Desta forma, pode tentar um contato direto e ampliar as oportunidades de ser contratado. Por isso, faça uma pesquisa para descobrir as pessoas certas a procurar e descubra informações importantes sobre elas, tendo em conta também quais as características elas procuram num candidato.

Escreva mensagens personalizadas

Cada mensagem que você envie precisa ser original. Evite criar um modelo para ser utilizado com todos, uma vez que as empresas provavelmente possuem cargos diferentes e em cada caso as empresas procuram candidatos com características diversificadas.

Cite os pontos principais no primeiro parágrafo

O motivo principal do seu contato deve estar especificado logo no primeiro parágrafo do seu e-mail (ou nas primeiras frases da sua conversa, caso o contato inicial seja feito pessoalmente ou por telefone). Deixe claro os pontos essenciais como, por exemplo, o que o levou a procurar a vaga, o que o qualifica como candidato ideal e de que forma poderia ajudar a empresa a atingir as suas metas.

Dê exemplos concretos das suas conquistas

Exemplificar as suas conquistas em empregos anteriores também é imprescindível para chamar a atenção das empresas. Cite dados que demonstrem de que forma você beneficiou o local onde trabalhou anteriormente e comente sobre as suas características profissionais mais relevantes.

Veja em nosso site : Modelos de currículo para todas as fases da carreira

Amplie seus contatos

A indicação de funcionários pesa muito em grande parte das empresas. Isso porque alguns gestores não querem esperar um longo processo seletivo e aceitam a sugestão de um colega ou empregado. Por isso, é essencial acionar seus contatos: ”Ampliar o networking ajudará você a chegar onde quer”, diz Maria Helena. Vale a pena enviar um e-mail aos seus colegas e ex-chefes mais íntimos avisando que está em busca de alguma oportunidade.